Na Faculdade de Direito da USP, a comemoração dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão

Compartilhe

01Prossegue até o dia 20 (quinta-feira) o Simpósio Internacional de Direito Brasil-Japão, na Faculdade de Direito da USP, um dos eventos comemorativos dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão.

02O evento, coordenado pelo Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão, teve abertura solene na noite da terça-feira, dia 18 de agosto, com a inauguração de uma exposição comemorativa aos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, na Sala Visconde de São Leopoldo, localizada no 1º andar do Prédio Histórico da Faculdade de Direito (Largo São Francisco).

03A exposição faz um resumo da história das relações entre os dois países e enfoca a trajetória da comunidade nipo-brasileira, dando destaque à presença dos professores descendentes de japoneses na Faculdade de Direito/USP.

04Em seguida, os presentes dirigiram-se para o Salão Nobre da Faculdade para a cerimônia de abertura da série de palestras de vários convidados. Inicialmente, falou o embaixador José Alfredo Graça Lima, subsecretário-geral de Política II do Ministério das Relações Exteriores, encarregado das relações bilaterais do Brasil com os países da Ásia e Oceania. Na sequência, tivemos o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, presidente da Comissão Organizadora Nacional das comemorações dos 120 Anos de Amizade Brasil-Japão.

05As palestras prosseguiram com o Prof. Dr. Newton Silveira, presidente do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão, e o Prof. Dr. Kazuo Watanabe que, além de presidente honorário do Instituto, é coordenador geral do Simpósio Internacional de Direito Brasil-Japão.

06A série foi encerrada com as palestras do Dr. Toru Motobayashi, presidente do Japan Brazil Law & Culture Institute e do Prof. Dr. Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (que foi apresentada pelo Prof. Dr. Fernando Dias Menezes de Almeida, professor titular da Faculdade de Direito/USP).

07Durante a abertura realizou-se ainda a assinatura do convênio firmado entre a Universidade de Keio e a Universidade de São Paulo.

As palestras do Simpósio

O Simpósio Internacional de Direito Brasil-Japão prossegue nesta quarta-feira (dia 19 de agosto) e quinta-feira (dia 20 de agosto), durante todo o dia no Auditório do 1º andar do Prédio Histórico da Faculdade de Direito, no Largo São Francisco, 95, no centro da cidade de São Paulo.

08Durante o dia 19, as palestras foram organizadas nos seguintes painéis: ADR – Solução Adequada de  Controvérsias, Direito Concorrencial e Cooperação Judiciária entre Brasil e Japão.

No dia 20, os painéis versarão sobre os seguintes temas: Direito Civil e Direito do Consumidor, Fusões e Aquisições, Governança Corporativa e Responsabilidade Social.

O evento é gratuito e tem interpretação simultânea (japonês/português).

Confira o calendário de eventos completo