Exposição e Seminário: imigração e cultura japonesa e economia Brasil-Japão

Compartilhe

60 anos 1A partir do próximo dia 9 de novembro, a Câmara Municipal de São Paulo realiza uma série de eventos comemorativos aos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e ao Centenário de instalação do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

60 anos 2No dia 9 de novembro, segunda-feira, a partir das 10h, realiza-se a cerimônia de abertura da exposição fotográfica “Bunkyo: 60 anos – sua trajetória”, no Auditório Prestes Maia localizado no 1º andar da Câmara Municipal de São Paulo. Após a cerimônia será oferecido o café da manhã.

A exposição fotográfica sobre o Bunkyo prossegue até o dia 13 de novembro, no Hall da Câmara Municipal, das 8h às 18h.

Seminário da Escola do Parlamento

No dia 11 de novembro, a Escola do Parlamento inicia o Seminário “120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão” que, em dois dias, enfocará quatro assuntos básicos reunindo especialistas da área.

No primeiro dia, o Seminário começa às 18h, com o tema “Imigração Japonesa” com os palestrantes: antropóloga Célia Sakurai e jornalista Jorge Okubaro. Depois, às 20h, o tema “Imigração recente: os decasséguis retornados” será enfocado pela coordenadora do Projeto Kaeru, Kyoko Nakagawa; diretor de documentários Hélio Ishii e professor Masato Ninomiya.

No dia 12 de novembro, a primeira palestra começa às 15h com o tema “Influências da Imigração Japonesa no Brasil: culinária, cinema, arte, arquitetura e literatura”. Ao todo, serão cinco especialistas: o professor Koichi Mori (culinária), o antropólogo visual Alexandre Kishimoto (cinema), o professor Paulo Franchetti (haicai), o professor Hugo Segawa (arte e arquitetura) e Lica Hashimoto (literatura).

Essas três sessões terão a mediação do professor Sedi Hirano, coordenador do evento.

O Seminário se encerra no dia 12 de novembro, com as palestras “Economia no Brasil e no Japão”, ministradas por Heizo Takenaka (professor de Economia da Universidade Keio, ex-ministro de Relações Internacionais e Comunicação e ex-ministro do Estado e Privatização de Serviço Postal) e por Luiz Eduardo Mellin (professor de Economia da PUC-RJ, ex-chefe do gabinete do Ministério da Fazenda, representante do Brasil no G20 e ex-diretor do BNDES da área de Comércio Exterior e Jurídica). As palestras serão proferidas em inglês com tradução simultânea.

O Seminário, com entrada franca, será realizado na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista), no Salão Oscar Pedroso Horta – 1º subsolo (dia 11) e no Auditório Prestes Maia – 1º andar (dia 12).

Inscrições no site: www.camara.sp.gov.br/escoladoparlamento

seminario 120 anos

Confira o calendário de eventos completo