10º Nikkey Matsuri será realizado no Memorial da América Latina

Compartilhe

cartaz-nikkey-matsuriNos dias 12 e 13 de março, o Nikkey Matsuri, tradicional festival de cultura japonesa, organizado por entidades nipo-brasileiras da cidade de São Paulo; será realizado no Memorial da América Latina. Um dos destaques desta edição será a participação das comunidades de países latinos como Peru e Chile no evento.

danca tottori kenjinEste ano o festival traz como tema “respeito” (que em japonês se pronuncia sonkei), e apresenta uma programação repleta de atrações, como shows, teatro, danças e oficinas culturais, além da exposição “A moradia dos imigrantes japoneses”, organizada pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, que enfoca a presença dos japoneses nas diversas frentes de colonização, principalmente no Estado de São Paulo, e as soluções adotadas na construção de suas casas somando as técnicas trazidas da terra natal às existentes no Brasil.

danca“O objetivo é valorizar a cultura japonesa, as suas tradições e a interação do público com esse evento que, neste ano, completa uma década com muitas inovações”, afirma o coordenador do evento, Toshiaki “Toshi” Tamae.

Entre as novidades, o público poderá acompanhar o workshop do instrumentalista Horacio Camargo, que vai apresentar instrumentos musicais peruanos nativos, e o grupo Qhantati Ururi com o show de danças da região de Puno, a capital folclórica do Peru.

Haverá ainda exposições e oficinas ícones da cultura japonesa como origami (dobraduras de papel), kirigami (corte de papel), ikebana (arranjo floral) e shodô (caligrafia japonesa).

oficina origamiJá na praça de alimentação os visitantes poderão saborear quitutes e iguarias da culinária japonesa como yakissoba, sushi, sashimi, temaki, tempurá, guioza. E, nesta edição, o público também terá a oportunidade de saborear a culinária dos países vizinhos, como a gastronomia peruana da chef Patricia Yamamoto, do restaurante Hosso Sushi & Cebiches, de Lima, que apresentará makis nikkeys (peruano-japoneses) e a pâtisserie amai miski sorvetes peruanos e japoneses.

taikoO festival terá ainda um estande da AOSP – Associação Orquidófila de São Paulo, onde especialistas darão dicas de plantio e manuseio dessas plantas. Um atrativo extra para quem gosta de orquídeas (afinal, e quem não gosta?!).

O Nikkei Matsuri tem entrada franca e, a exemplo dos anos anteriores, na porta do festival os organizadores farão a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão destinados a entidades assistenciais da comunidade.

Fique de olho

miss nikkey matsuriAntecipando as atrações do festival, neste sábado, dia 5, às 11h, está previsto que três candidatas do 4º Miss Nikkey Matsuri façam uma viagem de trem entre as estações Liberdade (Linha 1-Azul) e Palmeiras/Barra Funda (Linha 3-Vermelha), desfilando em quimonos. Um primeiro contato do público com o evento.

Serviço

10º Nikkey Matsuri – América Latina
Data: 12 e 13 de março de 2016, das 10h às 20h
Local: Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda – São Paulo – SP
(ao lado da estação Palmeiras/Barra Funda do metrô, a melhor opção de transporte)
Para aqueles que não conseguem deixar o carro, nas imediações há vários estacionamentos particulares.
Informações: www.nikkeymatsuri.nw.org.br

Entidades promotoras:
Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi
Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria
Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira do Imirim
Anhanguera Nikkei Clube
Associação Okinawa de Casa Verde
São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants)
Instituto Hei Sei
Instituto Gabi

Apoio:
Governo do Estado de São Paulo
– Secretaria de Estado da Cultura
– Memorial da América Latina
– Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Prefeitura da Cidade de São Paulo
– SPTuris – São Paulo Turismo
Consulado Geral do Japão
Consulado Geral do Peru
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
União Cultural e Esportiva São Paulo Norte
Instituto Nikkeyweb
TV Minuto

Confira o calendário de eventos completo