Domingo é dia de recital de piano a quatro mãos

Compartilhe

81 concertoSegundo a história, o piano a quatro mãos remonta à Inglaterra do Século 17 e hoje é uma das formas mais apreciadas e difundidas da música de câmara. Para apresentar um pouco deste universo ao público, as pianistas Ediná Pinheiro Strehler e Maria Cecília Schnetzler Truffi se apresentam no 81º Concerto aos Domingos, dia 11 de junho, às 11h, no Pequeno Auditório do Bunkyo. Venha conferir e colabore com o Yassuragui Home doando 1Kg de alimento perecível.

Antes das execuções memoráveis e obras inesquecíveis, dois instrumentistas dividirem o mesmo instrumento já foi uma oportunidade de enamorados estarem mais próximos, amigos se divertirem e familiares compartilharem bons momentos. Mais tarde, estes recitais ganharam os teatros e ainda hoje esta é uma das formações que atrai grande público.

Das mãos de Ediná e Maria Cecília o público poderá apreciar trechos de “A Flauta Mágica” de Mozart, “Dança Eslava” de Dvorak, “Danças Espanholas” de Moszkowski , além de “As Quatro Estações do Japão” de Yoshinao Nakada, “Belibá” de Villani-Côrtes e “Convite à Valsa” de Von Weber.

O Concerto Bunkyo aos Domingo tem entrada franca e os visitantes podem doar alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar) para colaborar com o Yassuragui Home, que até maio de 2012 atendia portadores de transtornos mentais de ambos os sexos em regime de abrigamento por 35 anos, e hoje administra uma nova forma de atendimento denominado Moradia Assistida, atendendo doze usuários que não se enquadravam a nenhuma outra forma de atenção existente na comunidade, quer seja pela idade, ou pela singularidade do problema que apresentam.

81º Concerto Bunkyo aos Domingos
Recital de Piano a Quatro Mãos: Ediná Pinheiro Strehler e Maria Cecília Schnetzler Truffi
Entrada Franca – colabore doando 1Kg de alimento não perecível que será destinado ao Yassuragui Home
Data/hora: 11 de junho, domingo, a partir das 11h
Local: Pequeno Auditório do Bunkyo – Prédio Anexo
Rua São Joaquim, 381 – 3º andar – Liberdade – São Paulo – SP (próx. ao Metrô São Joaquim)
Estacionamento (terceirizado): Rua Galvão Bueno, 540
Informações: (11) 3208-1755 / contato@bunkyo.org.br
Promoção: Comissão de Música do Bunkyo

PIANISTAS

Ediná Pinheiro Strehler, pianista natural do interior de São Paulo, iniciou seus estudos musicais em Piracicaba continuando-os na cidade de São Paulo, com a pianista Fritz Jank. Em Santiago de Compostela, Espanha, estudou com Alicia de Larrocha, Antonio Iglesias e Frederico Mompou, e foi lá que Conchita Badia, a grande cantora e pianista catalã, premiou-a com elogiosas palavras, exaltando seu talento e sensibilidade artística.
Detentora de vários prêmios e medalhas, tocou sob regência de nossos mais renomados maestros, realizou inúmeros recitais em tournées pelo Brasil, pela África e Europa.
É fundadora do Quatuor de Chambre de São Paulo; co-fundadora da Orquestra de Câmara L’Estro Armonico de São Paulo e, durante 19 anos, foi cravista da Orquestra de Câmara de São Paulo.
Exibe extenso currículo em música de câmara e como professora, idealizadora e coordenadora de cursos e concursos. Foi significativa na formação de muitos músicos brasileiros.

Maria Cecília Schnetzler Truffi, paulistana, formou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, com Maria José S. de Moraes Barros, obtendo medalha de ouro no Curso de Virtuosidade. Aprofundou seus estudos sob orientação de Fritz Jank e José Antonio Bezzan.
Pelo Ministério de Relações Exteriores da Espanha foi para o Curso Internacional de Música Espanhola, em Santiago de Compostela, onde estudou com Alicia de Larrocha, Antonio Iglesias e, em Barcelona, com o compositor e pianista Federico Mompou e sua esposa Carmen Bravo. No Instituto de Cultura Hispânica, em Madri, esteve sob a orientação do compositor e pianista Javier Alfonso.
Como solista realizou inúmeros recitais em TVs (Tupi, Excelsior e Cultura), nos teatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro e em universidades de São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).
Apresentou-se com as orquestras do Conservatório Dramático e Musical de SP, reg. Alberto Marino; da Ordem dos Músicos do Brasil – RJ, reg. Henrique Morelembaum; da Rádio e Televisão Tupi de SP, reg. Bernardo Federowski.
Foi solista da Orquestra de Câmara da Rádio e Televisão Espanhola, reg. Armando Alfonso. Divulgou a música brasileira em gravações feitas para as Rádios Nacionais de Madri e de Barcelona e em recitais realizados na Espanha, França e em Taiwan.
Seu CD “Canais”, gravado ao vivo em recitais realizados na Sala São Luiz, foi lançado em recital no Teatro Municipal de São Paulo e, simultaneamente, pelos musicólogos e pianistas José Eduardo Martins e Gilberto Tinetti nas rádios USP e Cultura de São Paulo, respectivamente.
Trabalhou vasto repertório de música de câmara no duo com o violinista Jacob Geiger, com apresentações em bibliotecas, clubes e eventos.
Apresenta-se regularmente em recitais e palestras audiovisuais em faculdades de música e universidades pelo Brasil, onde divulga música clássica espanhola e, por anos, fez parte do júri do Concurso Nacional de Piano ART-LIVRE.

Confira o calendário de eventos completo