Selecionados os participantes do Projeto Intercâmbio Brasil-Japão

Compartilhe

Em junho, 15 candidatos selecionados no Projeto Intercâmbio Brasil-Japão para Formação de Jovens embarcam com destino a Honolulu (Havaí) para participar da 59ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai). Depois, o grupo irá passar uns dias em Tóquio (Japão).

Com uma cadeia de eventos importantes, o ano de 2018 será muito especial! No Japão serão comemorados os 150 anos da Era Meiji, quando se iniciou o movimento emigratório e os primeiros japoneses partiram para o Havaí. Já o arquipélago, localizado no meio do Oceano Pacífico, estará celebrando seu 150º aniversário de imigração japonesa. E aqui no Brasil, o país com a maior população de origem japonesa fora do Japão, completaremos 110 anos de imigração.

Assim, em comemoração aos “150 anos da Era Meiji” e “110 anos da Imigração Japonesa no Brasil”, a Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai, o Jornal São Paulo Shimbun e NPO Challenge Brasil organizaram o Projeto Intercâmbio Brasil-Japão para Formação de Jovens, com patrocínio das empresas japonesas Takeuchi e Wordlinks e apoio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.

O objetivo do Projeto é incentivar os jovens nikkeis para que o legado histórico do intercâmbio Brasil-Japão seja transmitido às gerações futuras, ressaltando a força e a contribuição dos imigrantes para sociedade brasileira.

“Nossos jovens terão chance de trocar experiências com outros nikkeis do exterior. Depois, irão para o Japão visitar algumas cidades e promover intercâmbio com japoneses e brasileiros residentes naquele país a fim de ampliar conhecimentos. Retornando ao Brasil, estas experiências deverão inspirar os participantes na formulação de ideias para melhorias na sociedade brasileira”, ressaltam os organizadores.

O Processo Seletivo

O Jornal São Paulo Shimbun, organizador do Projeto, entrou em contato com algumas associações nipo-brasileiras solicitando a indicação de candidatos. Por sua abrangência, o Bunkyo foi convidado a ajudar em parte do processo de seleção.

Assim, as informações do Projeto foram encaminhadas aos Representantes Regionais do Bunkyo e repassadas para associações locais. O resultado dessa rede de contatos foi a indicação de 35 jovens pelas respectivas associações onde atuam.

A Comissão do Bunkyo para Seleção dos Candidatos foi formada, tendo como membros os vice-presidentes Marcelo Hideshima e Roberto Nishio; Jorge Yamashita, presidente do Conselho Deliberativo, e Eduardo Nakashima, secretário-geral administrativo.

Marcelo Hideshima, que presidiu a Comissão, elaborou meios para o grupo extrair dos candidatos sua vivência no trabalho voluntário junto às entidades. Primeiro foram considerados os critérios definidos no regulamento e a alguns candidatos solicitou-se que respondessem ao questionário formulado pela Comissão. Em seguida, foram listados aqueles que se destacaram e pedido que estes encaminhassem um vídeo de auto apresentação em língua japonesa.

Nessa pré-seleção realizada pelo Bunkyo levou-se em conta o comprometimento desses jovens com o futuro de sua comunidade e no estreitamento do relacionamento com o Japão. “Indicamos os mais capacitados a exercer liderança em sua região” comenta Eduardo Nakashima, secretário-geral administrativo da entidade, que acompanhou todo o processo da Comissão.

Dos 35 inscritos, o Bunkyo indicou ao São Paulo Shimbun nove candidatos. Abaixo a lista final de selecionados pelo jornal para participar do Projeto Intercâmbio Brasil-Japão para Formação de Jovens:

# Nome Associação Cidade
1 Andrea Hanashiro Silva União dos Clubes de Gueitebol do Brasil – UCGB São Paulo-SP
2 Carla Lurika Sano Okubo Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social São Paulo-SP
(indicação Bunkyo)
3 Celso Akihide Shiroma Federação das Assoc. de Províncias do Japão no Brasil – Kenren São Paulo-SP
4 Eduardo Hoshi Renmei – Assoc. Cultural Esportiva Nipo-Brasileira do Est. Rio de Janeiro Rio de Janeiro-RJ
5 Larissa Noriko Oyama Assoc. Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba Curitiba-PR
(indicação Bunkyo)
6 Leandro Shigeru Sato Assoc. Cultural Esportiva de Maringá – ACEMA Maringá-PR
7 Leandro Yoshio Maruoka Assoc. Pan-Amazônia Nipo-Brasileira – APANB Belém-PA
8 Lilian Kakumu Kayano Nakashima Grupo Escoteiro Caramuru São Paulo-SP
(indicação Bunkyo)
9 Maisa Watanabe Assoc. Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos Bastos-SP
(indicação Bunkyo)
10 Marcia Mariko Nakano Kawase JCI Brasil-Japão São Paulo-SP
11 Patrícia Sanae Tanabe Assoc. de Assistência Nipo-Brasileira do Sul Porto Alegre-RS
(indicação Bunkyo)
12 Philipe Yoshio Yoshizane Assoc. Mineira de Cultura Nipo-Brasileira Belo Horizonte-MG
(indicação Bunkyo)
13 Ricardo Luís Nishimura Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência São Paulo-SP
(indicação Bunkyo)
14 Ricardo Sussumu Ywata Assoc. Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana (HANSORO Rengokai) Presidente Prudente-SP
(indicação Bunkyo)
15 William Sadao Honma Assoc. Nipo-Brasileira de Salto – ANIBRAS Salto-SP

Confira o calendário de eventos completo