O presidente do Conselho Deliberativo, jurista Kiyoshi Harada, em reunião no último dia 25 de maio, constituiu a Comissão de Reforma do Estatuto responsável pela elaboração de um anteprojeto de reforma do Estatuto Social que foi aprovado em 18 de novembro de 2006.
A constituição dessa Comissão foi tratada, e aprovada, na reunião conjunta ocorrida entre os dirigentes do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva, no último dia 6 de maio.
A Comissão será presidida por Armando Yoshikazu Kihara e integrada pelos seguintes membros: Orídio Kiyoshi Shimizu, Raul Masayoshi Takaki, Masato Ninomiya, Hatiro Shimomoto, Jorge Nagado, Roberto Yoshihiro Nishio e Anacleto Seitetsu Hanashiro.
A Comissão deverá examinar as alterações nos seguintes aspectos:
- Sistema de eleição direta para os dirigentes do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva;
- Tempo de duração dos mandatos do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva, bem como a época para início de cada gestão;
- Reeleição ou não do mandato dos dirigentes;
- Prazo de carência para os associados poderem exercer o direito ao voto;
- Adequação da redação do artigo 30 do Estatuto Social de 2006 para possibilitar, com a devida antecedência, a fixação de diretrizes norteadoras das atividades do Bunkyo pelo Conselho Deliberativo;
- Acréscimo das finalidades do Bunkyo previstas no atual artigo 3º visando contemplar atividades de interesse dos jovens e
- Outras alterações.
Na reunião do dia 25 de maio foi estabelecido que a Comissão de Reforma do Estatuto tem o prazo até 30 de julho próximo para apresentar o anteprojeto da reforma à presidência do Conselho.
Na sequência, o presidente do Conselho Deliberativo, jurista Harada, abrirá espaço para as manifestações dos associados, via e-mail, sobre o sistema de eleição direta.
Encerrado esse prazo de consulta, será convocada uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, ocasião em que se promoverá uma ampla discussão e deliberação das alterações propostas.
A próxima etapa, conforme o artigo 17 item “b” do Estatuto Social vigente, será a Convocação de Assembleia Geral dos Associados para consolidar as alterações propostas pelo Conselho Deliberativo.