No Theatro Municipal, a comemoração do aniversário do Imperador Naruhito

Compartilhe

No próximo dia 28 de fevereiro, as cinco entidades representativas da comunidade nipo-brasileira promovem um evento muito especial. Trata-se da comemoração ao aniversário do Imperador Naruhito que, no dia 1º de maio, assumiu o Trono do Crisântemo com a abdicação do Imperador Akihito, dando início à Era Reiwa.

Além de ser o primeiro aniversário natalício após sua ascensão, o Imperador Naruhito completa 60 anos de idade (no dia 23 de fevereiro) que, no Japão, é considerada a idade do “kanreki” (retorno do calendário), ou seja, quando se completa um ciclo zodiacal. É uma data a ser celebrada para trazer saúde, sorte e felicidade ao início de uma nova etapa na vida do aniversariante.

Ao mesmo tempo, realizar uma cerimônia alusiva ao aniversário do Imperador é uma tradição respeitada na comunidade envolvendo as entidades nipo-brasileiras e os órgãos do governo japonês.

Diante desta data tão auspiciosa, está sendo programado um concerto de música clássica, no Theatro Municipal de São Paulo, um local icônico da capital paulista onde reside grande parte da comunidade nipo-brasileira.

O Imperador Naruhito esteve no Brasil em três ocasiões e, na primeira delas, em 1982, assistiu ao concerto com a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal realizado na residência do cônsul-geral Yabu, onde ficou hospedado. Na ocasião, o então príncipe, em conjunto com 12 músicos, tocou viola interpretando a peça “Quartetto K-156” de Mozart.

Assim, nesta homenagem ao Imperador Naruhito está programado o concerto da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda, sob a batuta do maestro Alexandre Pinto, com repertório variado incluindo as composições: “Finlândia” de Sibelius, “Romance nº 2” para violino de Beethoven, “Dazón” de Arturo Marquez, “Kojo no Tsuki” do cancioneiro popular japonês e “Jovens Escalem Montanha do Século XXI” da SGI – Sokka Gakkai Internacional.

Após o concerto será servido um coquetel de confraternização no Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo.

A homenagem é uma promoção conjunta da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Enkyo, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão.

Conta com o apoio do Consulado Geral do Japão, Prefeitura da Cidade de São Paulo, Fundação Theatro Municipal e Instituto Odeon.

Confira o calendário de eventos completo