Parceria Econômica Japão e América Latina

Compartilhe

No ultimo dia 11 de março, o Bunkyo em parceria com o Consulado Geral do Japao em Sao Paulo,  realizou um encontro especial sobre o panorama econômico entre o Japão e a América Latina com a presença ilustre do Sr. Yorizumi Watanabe, Professor de Economia Política Internacional, Pró-Reitor da Escola de Comunicação Internacional da Kansai University (KUIS) e Professor Emérito da Keio University, e de Gustavo Junqueira, Secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O evento foi mediado pelo Vice-Presidente do Bunkyo, Gioji Okuhara, que abriu o evento enfocando a importância dos acordos econômicos dos países asiáticos com o Brasil, além do peso de cada um deles na pauta comercial do Brasil. O Prof. Watanabe trouxe para a discussão o tema: “Estratégia Comercial do Século XXI e Parceira Econômica com os Países da América Latina”. Ele remontou os últimos passos da economia global, em especial os acordos com os Estados Unidos e com a Europa, dando explicações sobre algumas decisões comerciais do presidente americano, Donald Trump, a opção dos britânicos pelo Brexit e os acordos TPP, Tratados de Parceria Trans-Pacifico de livre comercio. 

O Prof. Watanabe destacou ainda a importância de uma maior aproximação entre o Japão e o Mercosul, o única bloco relevante fora de acordos comerciais.Sugeriu ainda a formação de três grupos de trabalho para subsidiar os governos para um futuro acordo, nas áreas acadêmica, governamental e empresarial.

Na sequência o Secretario da Agricultura de Sao Paulo,  Gustavo Junqueira, destacou o panorama do agronegócio em São Paulo e sua importância na economia brasileira, e falou ainda da sua recente visita ao Japão para estreitamento de parcerias. Comentou ainda sobre a “Agro Expo International”, evento programado para os dias 16 a 18 de novembro de 2020, que busca incrementar o Agro Business do Brasil e em especial de Sao Paulo. Finalizando, demonstrou grande disposição para incrementar os negócios entre os dois países, com ganhos significativos para ambos os lados.

Ao final foram convidados o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa, Toshifumi Murata e o diretor titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIESP, Thomaz Zanotto para um debate aberto e discussão de sugestões para a aceleração dos negócios entre ambos os países.O evento realizado em conjunto entre o Bunkyo e o Consulado geral do Japão em Sao Paulo , teve o apoio da Camara de Comercio e Industria Japonesa no Brasil e da Japan House Sao Paulo, onde ocorreu o evento.

Vídeo do Secretário Estadual Gustavo Junqueira falando da Parceria Econômica

Parceria Econômica – 11.03.2020 – Gustavo Junqueira

No ultimo dia 11 de março, o Bunkyo em parceria com o Consulado Geral do Japao em Sao Paulo, realizou um encontro especial sobre o panorama econômico entre o Japão e a América Latina com a presença ilustre do Sr. Yorizumi Watanabe, Professor de Economia Política Internacional, Pró-Reitor da Escola de Comunicação Internacional da Kansai University (KUIS) e Professor Emérito da Keio University, e de Gustavo Junqueira, Secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.Nesse vídeo temos Gustavo Junqueira falando um pouco da sua palestra e do debate.

Publicado por Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social em Sexta-feira, 27 de março de 2020

Vídeo do Prof. Watanabe falando da Parceria Econômica

Parceria Ecônomica – 11.03.2020 – Professor Watanabe

No ultimo dia 11 de março, o Bunkyo em parceria com o Consulado Geral do Japao em Sao Paulo, realizou um encontro especial sobre o panorama econômico entre o Japão e a América Latina com a presença ilustre do Sr. Yorizumi Watanabe, Professor de Economia Política Internacional, Pró-Reitor da Escola de Comunicação Internacional da Kansai University (KUIS) e Professor Emérito da Keio University, e de Gustavo Junqueira, Secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.Nesse vídeo temos Prof. Watanabe fala um pouco da sua palestra e do debate.

Publicado por Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social em Sexta-feira, 27 de março de 2020

Galeria

Confira o calendário de eventos completo   

MAIS NOTÍCIAS

Uma resposta

  1. Saudações!
    Muito administração pela cultura japonesa!
    Vossa herança genética é imensurável!
    Por sua vez , tudo que fazem é com dedicação , destreza, comprometimento.
    Parabéns a esse povo que em tudo que põem a mão dá bons frutos.
    A propósito, tenho 100 hectares de terras Virgens e cercada no nordeste bahiano a serem exploradas. Havendo interesse.(074)99457500.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *