Bunkyo: prossegue eleição dos membros do Conselho Deliberativo

Compartilhe

Foto da reunião da comissão em 2017

A Comissão Eleitoral 2021, presidida pelo Dr. Nelson Miyahara, reuniu-se na manhã do dia 18 de fevereiro para encaminhar a segunda etapa da eleição dos 50 membros efetivos e 25 suplentes do Conselho Deliberativo com mandato de quatro anos (de 2021 a 2025).

No dia 12 de fevereiro encerrou-se o prazo para que os associados se candidatassem para disputar uma das vagas. Após análise das fichas de inscrição chegou-se ao total de 68 candidatos. Assim, os 50 mais votados serão empossados como conselheiros efetivos e os outros como suplentes.

Agora, a Comissão Eleitoral, em conjunto com a secretaria da entidade, prepara a próxima etapa do processo eleitoral: a montagem e impressão das  cédulas com a relação dos 68 candidatos para serem enviadas aos 1.700 associados.

Ao receber a cédula (que será enviada pelo correio), o associado deverá votar em 50 candidatos e enviá-la de volta ao Bunkyo (via correio). Ou ainda, se preferir, entregá-la diretamente na secretaria da entidade.

De acordo com Dr. Nelson Miyahara, presidente da Comissão Eleitoral, o associado ainda terá a opção de entregar sua cédula no próximo dia 27 de março (até às 10h), durante a 58ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho e será feita a apuração dos votos.

Associados: como exercer o direito ao voto

Dr. Miyahara afirma que a previsão é de, a partir do dia 23 de fevereiro, as cédulas comecem a ser postadas no correio destinadas aos associados.

Os associados, por sua vez, terão menos de um mês para enviar os seus votos: se for via correio, as cédulas devem chegar impreterivelmente no Bunkyo até o dia 26 de março (sexta-feira).

Se preferir, poderá optar pelo voto presencial, indo ao Bunkyo, no dia 27 de março, sábado, das 8h30 às 10h, quando se realiza a 58ª Assembleia e também a apuração dos votos.

Para exercer o direito ao voto, o associado deverá estar quite com as contribuições sociais dos anos anteriores, até 15 dias antes da eleição (que em 2021 será até 12 de março).

“Este ano, nossa Comissão Eleitoral está contando com a participação de vários jovens”, ressalta o presidente Miyahara. “Vamos ganhar mais agilidade com esta ajuda”, diz, feliz, ressaltando que espera, ao mesmo tempo, que “os associados do Bunkyo também não deixem de apoiar esta eleição exercendo plenamente seus direitos”.

Após a eleição dos membros do Conselho Deliberativo, no dia 27 de março, terá início a outra fase do processo eleitoral para a eleição dos dirigentes do Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho Fiscal.

Confira o calendário de eventos completo