Japão destina subsídios às entidades nipo-brasileiras – Atualizado

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Realizou-se, na tarde deste último dia 8 de março, a Reunião Extraordinária da Diretoria e Regionais atendendo à solicitação da Embaixada do Japão e da JICA – Japan International Cooperation Agency.

O evento, realizado em formato on-line, contou com a participação de 105 pessoas, entre diretores e representantes de diferentes entidades nikkeis.

A pauta referiu-se ao plano de ajuda emergencial do governo japonês destinado às entidades assistenciais, educacionais, culturais e esportivas da comunidade nipo-brasileira visando superar a crise financeira gerada pela pandemia do covid-19.

“Nós, representantes a comunidade nipo-brasileira, estamos muito sensibilizados com este gesto do governo japonês e sentimos muita responsabilidade pelo grande apoio que está nos proporcionando”, afirmou o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, na abertura do evento.

“Senti a diminuição do vigor das organizações nikkeis”, afirmou o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, em sua saudação. E, acrescentou “neste momento critico, o governo japonês preparou um aporte especial para ajudar e incentivar a comunidade nikkkei no exterior, começando com vocês, do Brasil”.

Esse pacote de subsídios será encaminhado por meio do MOFA – Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (representado pelos consulados locais) e da JICA.

Na reunião, o ministro Hikota, da Embaixada do Japão no Brasil, encarregou-se de explicar os diferentes tipos de subsídios concedidos por cada um dos órgãos, bem como algumas das exigências prévias.

Em seguida, o representante-chefe no Brasil da JICA, Masayuki Eguchi, relatou que, no final de 2020 foi aprovado “o apoio subsidiário emergencial para as entidades médicas e de assistência social e, agora, foi expandido para outros setores”.

Explicou que a JICA dispõe de dois modelos de subsídios às entidades nikkeis: apoio aos custos de atividades e apoio aos investimentos das instalações.

Solicitou que os interessados busquem informações detalhadas no site da instituição e que “as entidades regionais repassem essas informações às afiliadas”.

Atsunori Kadoya, também da JICA, encarregou-se de detalhar os tipos possíveis de projetos merecedores de subsídios e complementou com uma série de perguntas/respostas.

Na sequência, o cônsul-geral adjunto Akira Kusunoki, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, discorreu sobre os projetos a serem apoiados pelo Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão (MOFA). 

São iniciativas a serem apresentadas pelas associações de japoneses no exterior, câmaras de comércio e indústrias japonesas, associações nikkeis, entre outras, visando conter a propagação do covid-19 e criar um ambiente adequado para os negócios.

O cônsul-geral adjunto Kusunoki apresentou exemplos concretos desses dois modelos de projetos e esclareceu que o custo total da proposta deverá ser arcado pela instituição idealizadora, visto que o Ministério só fará o reembolso após a realização do projeto.

Tanto o subsídio da JICA quanto do MOFA devem ser apresentados em inglês ou japonês.

Atualização em 31.03.2021

O Consulado Geral do Japão em São Paulo divulgou a versão em português do Projeto de Fortalecimento de Infraestrutura de Negócios dos Japoneses Residentes no Exterior e Vida Cotidiana dos Nikkeis do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão no final de março. Adicionamos o link na relação de sites abaixo.

Mais informações sobre os subsídios:

+ link com a integra da Reunião Extraordinária da Diretoria e Regionais com a participação dos representantes do Consulado Geral do Japão em São Paulo e da JICA: https://youtu.be/jroydLunsdI

+ site da JICA com informações detalhadas em português e japonês. Inclui a ficha de inscrição: https://www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/news/2020/c8h0vm0000fd3ux6.html

+ site do Consulado Geral do Japão em São Paulo com a versão em português do Projeto de Fortalecimento de Infraestrutura de Negócios dos Japoneses Residentes no Exterior e Vida Cotidiana dos Nikkeis do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão: https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/not_21_03_projeto_nikkei.html

+ site do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e representações consulares – informações em japonês sobre os subsídios:  https://www.mofa.go.jp/mofaj/ca/cp/page22_003572.html

Confira o calendário de eventos completo