Atividade online: conexão haicai

Compartilhe

©Yoshikazu Karino

Uma palestra e um encontro de haicai com uma das principais poetas do Japão, Madoka Mayuzumi, promovidos pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, prometem movimentar nosso cenário cultural numa inédita conexão haicai Brasil-Japão.

No dia 27 de julho próximo (terça-feira), a partir das 19h, estão programadas duas palestras: a primeira, Madoka Mayuzumi tratará sobre os princípios do haicai, com o título “Haicai – Aquilo que permeia esse espaço vazio” com legenda em português. Em seguida, a pesquisadora de haicai no Brasil, abordará sobre a composição deste gênero de poema em português.

A poeta Madoka Mayuzumi, em 2002, conquistou o Prêmio Literário Yamamoto Kenkichi pela coleção de haicais “Kyoto no Koi” (Romance de Quioto). Considera o “escrever caminhando” como sua verdadeira vocação – já completou as conhecidíssimas (e longas!) rotas de peregrinação: Santiago de Complostela, Busan a Seul e Peregrinação de Shikoku.

Atua em várias áreas, escrevendo roteiros de óperas, hinos escolares e lecionando como professora visitante em universidades, entre outros. Em 2020, lançou o “Projeto Kyoto x Haiku”, que conecta os haicaístas do mundo ao comporem sobre a preciosidade da vida, frente à pandemia do novo coronavírus. Em 2021 assumiu a presidência da “World Online Haiku Association”.

Ao final das palestras, estará sendo proposto um determinado tema para composição de haicais a serem enviados aos organizadores para a próxima atividade – Encontro de Haicai. Os poemas devem ser enviados até 1o de agosto.

A segunda atividade – Encontro de Haicai – acontecerá no próximo dia 18 de agosto (quarta-feira), às 20h, com a palestra de Madoka Mayuzumi (com tradução simultânea para o português).

Na ocasião, a palestrante apresentará uma seleção dos haicais enviados pelos participantes e fará uma apreciação desses trabalhos com dicas sobre a composição e sessão de perguntas e respostas.

Importante – a participação na primeira palestra não é pré-requisito para participar deste Encontro de Haicai.
Esta é uma iniciativa em parceria com a Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida e apoio na divulgação da Japan House São Paulo.

Inscrições podem ser feitas no link: https://docs.google.com/forms/d/137RYC8PCHrOdkn0pfYJNYa6Z7kj4GZN9amHftxot1bE/viewform?edit_requested=true

Mais informações no link: https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/not_21_07_encontro_haikai.html

Confira o calendário de eventos completo