Concerto Ichion no dia 7 de maio, no Bunkyo Digital

Compartilhe

Ichion, literalmente, “um som”, remete à ideia de “unidade sonora”.

Essa é a essência da proposta do Concerto Ichion ao reunir três tradicionais instrumentos japoneses: Koto, Shamisen, Shakuhachi (conjunto chamado de Sankyoku), que será transmitido no próximo 7 de maio (sábado) pelo Bunkyo Digital (canal de YouTube).

O concerto foi gravado no Pavilhão Japonês para celebrar o retorno do músico nipo-brasileiro Hiroshi Fuchigami, tocador de Shakuhachi profissional. Depois de anos de pesquisa sobre a flauta japonesa no exterior, ele retorna ao Brasil.

Com repertório tradicional para instrumentos japoneses, buscou-se o Pavilhão cujas instalações de madeira valoriza ainda mais qualidade sonora, além de combinar com a delicadeza da paisagem.

Hiroshi Fuchigami é doutor em Música pela Universidade de Música de Tokyo, e teve como tema de sua pesquisa a flauta tradicional japonesa, Shakuhachi. Também realiza pesquisa e performance a respeito da flauta medieval japonesa “Hitoyogiri” e da flauta tradicional da Região de Kagoshima “Tenpuku”.

Além do Brasil, já se apresentou na Argentina, Portugal e Japão e em seu repertório constam peças tradicionais antigas, músicas modernas e contemporâneas, temas de filmes e animês e música brasileira. Participou da gravação do documentário da NHK sobre Katsushika Hokusai e na gravação dos Álbuns “Samurai Azul Anil”, “Koten Shakuhachi Vol. III”, “Ki” e “My precious piece”.

Juntamente com Fuchigami (Shakuhachi), a professora Tamie Kitahara será responsável pelo Koto e Canto, e Kooychiro Kawazoe (Shamisen).

O Projeto Ichion é realização do Bunkyo/Pavilhão Japonês, correalização Associação Enlaços, patrocínio Fundação Kunito Miyasaka e apoio institucional Fundação Japão

Serviço Projeto Ichion :
Concerto gravado no Pavilhão Japonês e transmitido pelo canal do YouTube Bunkyo Digital

Data:  7 de maio de 2022, às 16h.
Transmissão no canal do Bunkyo: https://youtu.be/8F2TwS_DZnQ

Ou veja o concerto Ichion transmitido dia 7/5/2022 no vídeo abaixo:

Confira o calendário de eventos completo