No Bunkyo, a homenagem póstuma a Shinzo Abe

Compartilhe

Símbolo da mudança e juventude, Shinzo Abe assumiu o cargo do Primeiro-Ministro do Japão aos 52 anos de idade, em 2006. Ficou somente um ano cargo, para retornar em 2012, por oito anos consecutivos. Em 2020, renunciou ao cargo por problemas de saúde.

Nesta sexta-feira, dia 8 de julho, às 11h30, sua vida terminou abruptamente por dois tiros desferido por um ex-integrante da Força de Autodefesa do Japão, em Nara. Shinzo Abe tinha 67 anos de idade, e participava da campanha política pelo seu partido (PLD), para as próximas eleições para a Câmara Alta.

Vinda do ex primeiro ministro do Japão Shinzo Abe ao Brasil em Agosto de 2014

Mentor da política batizada como “Abenomics” de flexibilização monetária, estímulo fiscal e reformas estruturais, Shinzo Abe, esteve em São Paulo no dia 2 de agosto de 2014, ocasião em que participou do Fórum Econômico Japão-Brasil promovido pela JETRO (Japan External Trade Organization).

Legado no Pavilhão Japonês: Shinzo Abe planta uma muda de pau-brasil

Junto à comunidade nipo-brasileira, no Pavilhão Japonês, no Parque Ibirapuera, teve a oportunidade de encontrar a foto de seu avô Nobusuke Kishi (primeiro primeiro-ministro do Japão a visitar o Brasil, em 1959), na Exposição Comemorativa dos 60 Anos de Construção do Pavilhão Japonês e plantou uma árvore de pau-brasil.

Confira a homenagem publicada nas redes sociais do Pavilhão Japonês, dedicada ao ex primeiro ministro do Japão, na ocasião de seu falecimento:

Foto de 2/8/2014, Shinzo Abe plantando a muda de pau-brasil
Foto de 8/7/2022, da mesma árvore de pau-brasil, crescendo forte e exuberante

“Shinzo Abe e sua força.

Em 2014, o Pavilhão Japonês recebeu a ilustre visita do então primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. Em um ato simbólico realizou o plantio de um Pau-Brasil que cresce firme e forte em nosso jardim. Após colocar 15 porções de terra ao redor do caule da planta, Shinzo Abe regou com abundância a muda e disse “transfiro ao Pau-Brasil o desejo de fortalecimento de laços entre o Japão e o Brasil”.

É pelas águas que Japão e Brasil se uniram e é pelas águas que nossos laços se fortalecem.

Hoje, Shinzo Abe descansa e suas árvores, assim como as suas ideias, crescem pelos nossos campos.”

Recepção calorosa no Edifício do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

No Edifício Bunkyo, Shinzo Abe visitou o Museu Histórico da Imigração Japonesa, além de fazer questão de um encontro com as lideranças jovens e com os representantes das entidades.  

Por fim, participou da cerimônia de boas-vindas no Grande Auditório com mais de 1.200 pessoas. Falou da amizade que aproxima os dois países e ressaltou a importância dos imigrantes pioneiros para a consolidação do relacionamento Brasil-Japão.

Nesse encontro, um acontecimento inédito – todos os presentes (divididos em grupo de 20 pessoas) foram convidados para uma foto de recordação com o então primeiro-ministro Shinzo Abe e a esposa Akie. Assim, durante mais de uma hora, pacientemente, o casal permaneceu sentando enquanto os convidados foram se revezando para a foto. Nenhum fotógrafo, além do oficial, teve permissão para registrar essas cenas. Em compensação, depois de algum tempo, os participantes foram presenteados com uma cópia da foto com o primeiro-ministro!

Participação Surpresa de Shinzo Abe nas Olimpíadas de 2016 do Rio de Janeiro, anunciando as Olimpíadas de Tóquio 2020

Outro momento inusitado relação do primeiro-ministro Shinzo Abe com o Brasil aconteceu durante o encerramento das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 21 de agosto de 2016, durante a cerimônia de passagem da bandeira olímpica para a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, destacou-se a cultura dos animês, e ninguém mais que o primeiro-ministro Abe surgiu no palco vestido de Super Mario anunciando as Olimpíadas de Tóquio (adiada em 2020, e realizada em 2021 em razão da pandemia do coronvirus, após a renúncia de Shinzo Abe).

No jardim do Bunkyo, laços que unem Brasil-Japão através do monumento “Juntos”, erguido em 2014

“Estou profundamente chocado com a morte violenta do ex-primeiro- ministro Abe que tinha como marca a juventude e sabemos a importância da energia dos jovens para melhorar o mundo”, destacou o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa (que era presidente do Hospital Japonês Santa Cruz quando recebeu a visita do premiê em 2014). “Ainda tinha muito tempo para cuidar e levar o Japão ao caminho da prosperidade”, ressaltou.

No jardim, na sede do Bunkyo, uma estela (monumento de pedra) com a gravação “Prosperidade do Japão e do Brasil. Juntos”, do “kigo” (poesia reduzida expressando um momento relevante) transposto de shodô (caligrafia japonesa escrita em pincel e tinta nanquim), de autoria de Shinzo Abe, celebra a visita dele em 2014.

E, hoje, dia 8 de julho de 2022, a homenagem póstuma com o hasteamento das duas bandeiras a meio pau – e a do Japão, com uma fita de cor preta, repetindo a tradição japonesa, que pode ser visto no vídeo abaixo:

Pronunciamento do Presidente do Bunkyo Renato Ishikawa sobre a morte de Shinzo Abe na Band News:

O presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social Renato Ishikawa foi convidado pela Band News na última sexta-feira, dia do trágico incidente com o ex primeiro ministro do Japão Shinzo Abe, a dar seu depoimento sobre o ocorrido e a repercussão no Brasil e Japão, veja abaixo o vídeo gravado do pronunciamento:

Confira o calendário de eventos completo   

MAIS NOTÍCIAS

5 respostas

  1. Perdemos um Herói!Vai ser marcado na história dessa existência! Muito obrigado 🙏🏻

  2. Meus sentimentos ao grande herói.
    Fica em nossos corações momentos do trabalho de presidente.

  3. Chocado. Muito triste para todos nós brasileiros, em especial os descendentes de japoneses. Meus sentimentos ao familiares e amigos!

  4. Triste perder um líder político como Abe-San e da maneira que foi assasinado brutalmente. Moro no México e acompanho as notícias do Nihon. Toda comunidade japonesa aqui no México em dor em silencio!! Nihon Gambate!!

  5. Personagem de destaque mundial, Shinzo Abe trouxe orgulho a seu país, o Japão, e admiração do mundo inteiro.
    Incentivador da centenária amizade Brasil-Japão, priorizou as relações entre os dois países, sempre incentivando ações
    que levassem ao fortalecimento entre as duas culturas e o carinho e parceria entre seus povos. Um homem do mundo, a quem todos devemos respeito e admiração ! Aloysio Vasconcellos, Chairman, Brazil International Foundation ( holding of BBG Japão ) .