Os condecorados da Primavera do governo japonês

Compartilhe

Foi anunciado, neste dia 2 de maio, os condecorados da Primavera no ano 5 da Era Reiwa do governo japonês.

Ao todo, são oito condecorados, sendo quatro da jurisdição do Consulado Geral do Japão de São Paulo, dois de Curitiba, um do Rio de Janeiro e um de Recife. Da jurisdição do Consulado Geral do Japão de São Paulo, dois são japoneses – Yoshitake Kusakano e Harumi Arashiro Goya e dois brasileiros – Luiz Fernando Furlan e Luiz Yasunaga. Da região de Curitiba, Fernando Eizo Ono e Tadaaqui Hirose. Da jurisdição do Rio de Janeiro, a condecorada foi Yukari Hamada e do Recife, Alice Lumi Satomi. Dos oito condecorados, três são mulheres.


Yoshitake Kusakano, 79 anos de idade, natural da província de Kumamoto, foi condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata Japão. Foi secretário-geral da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil, ex-presidente e atual presidente honorário do Centro Brasileiro de Língua Japonesa.

Entre os fatos meritórios destacados pelo governo japonês estão: dedicação há muitas décadas à difusão da língua japonesa no Brasil, ocupando cargos importantes como presidente, vice-presidente e conselheiro do Centro Brasileiro de Língua Japonesa. Também se empenhou para o desenvolvimento do ensino da língua japonesa no Exterior através de palestras e orientações ao público e a intelectuais políticos e acadêmicos.

Fundou e presidiu a sucursal de Tóquio do São Paulo Shimbun. Posteriormente, como Diretor Executivo e Administrativo deste mesmo órgão de imprensa no Brasil, dedicou-se à ampla publicação de notícias sobre o Brasil e o Japão em idioma japonês. Como jornalista Freelancer, tem se dedicado a redigir muitas notícias sobre as relações bilaterais nipo-brasileiras.

Por mais de 40 anos, não deixou de escrever os seus artigos para o jornal regional de sua terra natal, Kumamoto. Além disso, tem contribuído para o intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a província de Kumamoto.


Harumi Arashiro Goya, 70 anos de idade, natural de Okinawa, foi condecorada com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, ex-presidente da ABJICA – Associação dos Ex-Bolsistas JICA – SP e vice-presidente da Associação Ikebana do Brasil.

Entre os fatos meritórios reconhecidos pelo governo japonês estão a presidência do Bunkyo entre 2015 e 2018. Durante os quatro anos de sua gestão, empenhou-se para o desenvolvimento de diversas atividades, contribuindo enormemente para as relações de amizade bilaterais entre Japão e Brasil.

Além disso, destaca, tendo sido a primeira mulher a ocupar a presidência em 60 anos de história do Bunkyo, desempenhou um papel central também como líder feminina dentro da comunidade nipo-brasileira.

Dedicou-se com afinco como Presidente da Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, em 2018, esforçando-se para que altas autoridades de ambos os países pudessem participar da Cerimônia comemorativa, que foi conduzida com sucesso.

Foi também a primeira mulher a ocupar a Presidência da Associação dos Ex-Bolsistas JICA – SP, a ABJICA. Durante sua administração, organizou inúmeros seminários e simpósios em colaboração com o Consulado Geral do Japão em São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo, contribuindo grandemente para a promoção do intercâmbio de cooperação técnica e acadêmica entre os dois países.

Atualmente, ocupa o cargo de Vice-Presidente da Associação de Ikebana do Brasil, promovendo workshops e exposições da arte floral Ikebana em São Paulo e diversas localidades no Brasil, contribuindo para a difusão da arte tradicional japonesa e fortalecimento do intercâmbio cultural entre o Japão e o Brasil.


Luiz Fernando Furlan, 76 anos, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Estrela de Ouro e Prata, foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, membro do Comitê Superior da Japan House São Paulo e membro integrante da parte brasileira do Comitê de Notáveis (Wise Group) Brasil-Japão.

Como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, destaca o governo japonês, viabilizou a exportação de etanol brasileiro ao Japão e se dedicou para a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre pelo governo brasileiro, quando foi adotado o modelo japonês de TV digital. Dessa forma, contribuiu substancialmente para o intercâmbio comercial e cooperação técnica entre os dois países.

Como membro do Comitê Superior da Japan House São Paulo, tem contribuído para o sólido gerenciamento deste importante espaço de intercâmbio sociocultural e difusão da cultura milenar e contemporânea japonesa.

Também compõe o Grupo de Notáveis para uma Parceria Econômica Estratégica entre Japão e Brasil, e como representante da comunidade empresarial brasileira – graças a sua vasta experiência de mais de 40 anos na indústria de alimentos e notável carreira administrativa no mundo corporativo – tem contribuído para o fortalecimento de parcerias e da cooperação econômica entre os dois países, aprofundando ainda mais as relações comerciais e de amizade entre o Japão e o Brasil.


Luiz Yasunaga, 86 anos, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata foi presidente da Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão.

Como Presidente da Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão, tem contribuído há muitos anos para a promoção de amizade entre o Japão e o Brasil. Por meio de atividades culturais e esportivas, tem colaborado na revitalização da comunidade nipo-brasileira e na difusão da cultura japonesa, esforçando para a integração da comunidade com a sociedade brasileira.

O Undokai – Festival Esportivo, organizado anualmente pela Associação desde 1949, se tornou um grande evento regional, com cerca de 2 mil participantes. A sua realização simboliza a integração da comunidade nipo-brasileira com a sociedade brasileira, estando diretamente ligada à sua revitalização na região.

Ainda, atuou durante quase 30 anos, de 1990 a 2020, como professor voluntário na Escola Nipo-Brasileira de Promissão, ensinando não somente o idioma, mas também os costumes e valores japoneses, dedicando-se à preservação dessa cultura no Brasil. Aquela Escola, caracterizada pela diversidade de estudantes de diferentes faixas etárias e origens, descendentes ou não, cumpre um importante papel no ensino da língua japonesa na região, contribuindo para a formação das novas gerações e futuras lideranças.

Além disso, foi membro ativo do Centro de Difusão de Língua Japonesa da Noroeste durante 20 anos (1998 a 2018), planejando e promovendo inúmeros eventos – como acampamentos e apresentações de estudantes de japonês –, contribuindo grandemente para a difusão do idioma e da cultura japonesa na região.


Fernando Eizo Ono, 74 anos, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Estrela de Ouro e Prata, é ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho.

Entre os fatos meritórios, o governo japonês destaca que ele foi o primeiro nikkei a se tornar ministro do Tribunal Superior do Trabalho do Brasil, e durante os 10 anos de sua carreira como ministro contribuiu para a promoção do status nikkei, bem como para a melhoria da imagem do Japão no Paraná e em todo o território nacional brasileiro.

Além disso, organizou o diálogo entre o Tribunal Superior do Trabalho do Brasil e o Supremo Tribunal do Japão, na ocasião da visita do juiz do Supremo Tribunal do Japão ao Brasil. Dessa forma, contribuiu de forma relevante para o intercâmbio de conhecimento na área jurídica entre os dois países.

Em outras ocasiões de visitas de autoridades do Japão ao país, ele sempre se colocou à disposição para participar da recepção dessas personalidades como um dos líderes da comunidade nikkei brasileira, tendo suas atividades contribuído fortemente para a promoção do entendimento mútuo entre os dois países.


Tadaaqui Hirose, 77 anos, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço, foi presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Entre os fatos meritórios, ressalta o governo japonês, ele foi o primeiro nikkei do Paraná a se tornar Juiz Federal, tendo atuado como Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, cuja jurisdição abrange a região sul do Brasil. Foi responsável pela assinatura do convênio de cessão de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), contribuindo para a digitalização do Tribunal e trazendo grandes benefícios ao meio jurídico.

Além disso, por sua relevante atuação profissional, contribuiu para promover o status nikkei, bem como o melhoramento da imagem do Japão no Brasil. Foi convidado para participar de um programa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, promovendo o entendimento mútuo entre os dois países na área jurídica. Além disso, auxiliou o Consulado Geral do Japão em Curitiba na compreensão de assuntos jurídicos, contribuindo para a realização das atividades do órgão diplomático.


Yukari Hamada, 65 anos, condecorada com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata, é presidente da Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil e Japão, coordenadora executiva do Festival do Japão em Minas Gerais e assessora do Cônsul-Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte.

Entre os principais fatos meritórios citados pelo governo japonês estão: em 2012, assumiu a Coordenadoria Executiva do Festival do Japão em Minas Gerais e expandiu o evento anteriormente conhecido como Semana do Japão para o atual Festival do Japão, e desde então tem desempenhado papel decisivo no planejamento e na organização do evento por mais de 10 anos.

O Festival registra anualmente um número expressivo de visitantes não apenas de Minas Gerais, mas também de outros estados, sendo reconhecido como evento-chave na promoção da cultura japonesa no estado. Devido à pandemia, o Festival foi realizado em formato online nos anos de 2021 e 2022, voltando a ser celebrado presencialmente em 2023, quando registrou cerca de 35.000 visitantes – continuando assim a contribuir para a difusão e maior compreensão da cultura japonesa no Estado.

Como presidente da Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil-Japão, tem apoiado as atividades da JICA em Minas, além de organizar reuniões de ex-bolsistas da JICA.

Como a assessora do Cônsul-Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, trabalha há mais de 25 anos em tarefas essenciais para aprofundar as relações de amizade entre o Japão e o Brasil, tais como apoiar visitas de autoridades japonesas, analisar projetos de Assistência para Projetos Comunitários e de Segurança Humana (KUSANONE), preparar materiais publicitários, trabalhar em programas de bolsas de estudo, auxiliar pedidos de vistos e fornecer apoio aos japoneses no estado.


Alice Lumi Satomi, 69 anos, condecorada com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta, é Professora Associada do Departamento de Educação Musical da Faculdade de Artes da Universidade Federal da Paraíba e ex-presidente da Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba.

O governo japonês reconhece sua contribuição para a introdução da música japonesa no Brasil ao longo dos anos através de pesquisas acadêmicas, apresentando 16 estudos relacionados à música no Japão, incluindo teses de mestrado e doutorado, e publicações em revistas de música.

Além disso, realizou o primeiro concerto de koto e shakuhachi na Paraíba e apresentações musicais anuais, utilizando instrumentos japoneses na Universidade Federal da Paraíba.

Também, desempenhou um papel fundamental na criação da Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba e, como presidente, contribuiu para a gestão e realização anual do Festival do Japão.

Confira o calendário de eventos completo