Consulado outorga Diploma do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão

Compartilhe

Foto por: Aldo Shiguti

Foi realizada no dia 26 de abril, na residência oficial do cônsul-geral do Japão em São Paulo, a Cerimônia de Outorga do Diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão do 4º Ano da Era Reiwa (2021). Este diploma é um reconhecimento às pessoas e organizações que tenham contribuído notavelmente ao fortalecimento das relações do Japão com outros países.

Foram condecorados: Alfredo Cotai Neto (ex-secretário municipal de Relações Internacionais da Cidade de São Paulo, ex-senador e ex-presidente da Associação Comercial de São Paulo); Carlos Kendi Fukuhara (ex-sub-chefe do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo e diretor do Bunkyo); Reiko Nagase (presidente da Associação Cultural de Koto Michio Miyagi do Brasil); Kimi Nii (ceramista); Paulo Saita (presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo) e Kyoko Yanagida Nakagawa (psicóloga e coordenadora do Projeto Kaeru).

Além de familiares e amigos dos homenageados, estiveram no evento o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa; presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Yuki Kodera; o presidente da Aliança Cultura Brasil-Japão, Eduardo Yoshida e o vice-presidente da Enkyo, Jun Suzaki.

Em sua saudação, o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana destacou os “esforços notáveis e merecedores” dos homenageados e apresentou um breve currículo de cada um.

Entre os homenageados, o cônsul-geral Kuwana afirmou que Carlos Kendi Fukuhara, durante sua carreira, se destacou no Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo e como diretor do Bunkyo. “Utilizando sua vasta experiência e conhecimento protocolar, vem organizando com esmero recepções atenciosas durante visitas de autoridades japonesas ao país, contribuindo para a promoção das relações amistosas entre o Japão e o Brasil, como em 2008 durante a visita da então Sua Alteza Imperial a Princesa Mako ao Brasil”.

Em 2018, Carlos Fukuhara, continuou o cônsul-geral Kuwana, trabalhou como o responsável pelo cerimonial das cerimônias comemorativas dos 110 anos da Imigração Japonesa realizadas nas cidades de São Paulo e Promissão, e ainda do Centenário da Imigração Japonesa em Promissão, contribuindo assim para a sua realização harmoniosa.

Após a cerimônia, Fukuhara destacou que “só recebi esta homenagem porque a sociedade nipo-brasileira me deu esta oportunidade”, acrescentando que, “se a comunidade não tivesse aberto as portas, nunca teria oportunidade de apresentar seus serviços e experiência em prol da sociedade”.

Contou que participou pela primeira vez de uma cerimônia do gênero quando seu avô, Sumizo Nagano, ainda na década de 60, foi homenageado na residência do cônsul quando o Consulado ainda atendia na Praça Buenos Aires.

Colaborou com a matéria Aldo Shiguti, editor do Jornal Nippon Já.

Confira o calendário de eventos completo