Para destacar as comemorações dos 115 anos da imigração japonesa no Brasil, o Bunkyo instituiu um selo e logomarca comemorativa.

Essas peças passarão a fazer parte das ações desenvolvidas pelas comissões da entidade, projetos culturais especiais para celebrar o evento, bem como das realizações das entidades regionais.

O presidente Renato Ishikawa, afirma que o Bunkyo não programou um evento especial de grande envergadura, mas deseja que todas as realizações, por meio da aplicação do selo e da logomarca, venham homenagear e ressaltar a história da imigração japonesa durante 2023.

Em formato de uma esfera, a logomarca faz uma fusão das bandeiras do Brasil e Japão e usa o símbolo do infinito como referência do relacionamento entre os dois países.

O material foi desenvolvido pela agência NK2 Brands, e o designer responsável pelas artes foi Gilmar Nashiro, profissional já familiarizado com a criação de marcas e projetos relacionados à comunidade nipo-brasileira.

Exemplo de aplicação em camiseta.

A concepção da logomarca “na esfera de infinitas possibilidades”, Nashiro explica que tomou como referência as bandeiras que identificam os dois países e adicionou um elemento que pudesse representar a amizade entre eles. Assim, o símbolo do infinito, além de representar constante movimento, também sugere infinitas possibilidades infinita energia, continuidade e renovação. E é assim, a relação Brasil-Japão aos 114 anos da imigração japonesa.

“Criei pensando nas questões práticas que vi durante os anos trabalhando em projetos relacionados à cultura japonesa. E vejo que a cultura em si evolui constantemente, por isso destaquei essa concepção de eternizar algo, em especial os valores. Preservar valores – no caso dos japoneses – entendo como muito importante no contexto da cultura em geral”, justifica Nashiro.


Autorização para uso do logo dos 115 anos da imigração

Aos interessados em utilizar o selo e logomarca dos 115 anos da imigração japonesa em seus eventos, solicitamos preencher o formulário no link https://bit.ly/3obfSor para o envio da autorização de uso e do manual de aplicação do material.

Enviar posteriormente para o email contato@bunkyo.org.br o registro de fotografias, dados das atividades e solicitamos um exemplar físico no caso de publicações e/ou objetos.

Através deste formulário, a Instituição solicitante, seu representante legal e o responsável pela solicitação comprometem-se em cumprir os termos abaixo referidos:

1 – A logomarca em questão será utilizada para fins de divulgação da cultura japonesa em eventos e festivais, sem fins comerciais ou lucrativos;

2 – O evento será promovidos por exclusiva responsabilidade do Solicitante, que, desde o presente momento, isenta a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Bunkyo, de quaisquer responsabilidades decorrentes da realização do evento ou festival;

3- É vedado o uso da logomarca em atividades religiosas, políticas, ou que contraria a boa-fé exigida para o uso da logomarca em questão; e

4 – Eventual uso indevido da logomarca acarretará a imediata suspensão de seu uso legítimo, sem prejuízo de eventuais indenizações

Colaboração para esta matéria: Jornal Nippon Já ( nipponja.com.br )

Confira o calendário de eventos completo