História e Curiosidades: Animes, Filmes e Séries Japonesas no Brasil

Compartilhe

Neste episódio da TV Bunkyo, saiba mais sobre a história e curiosidades dos animes, filmes e séries japonesas no Brasil. Estreia dia 24 de janeiro às 12h no canal do YouTube Bunkyo Digital: https://youtu.be/iSqE6ROtduo

Curta nosso vídeo e compartilhe com seus amigos que também são fãs dos heróis japoneses!

Tudo começa no mangá, as revistas em quadrinhos japonesas, que tem sua origem nos desenhos que retratam o do cotidiano japonês, desenhadas em rolos de papel, no período de predominância dos samurais, há mais de 500 anos.

De outro lado, o teatro kabuki tradicional dá origem ao Tokusatsu (filmes de efeitos especiais). Os personagens se tornam brinquedos e games. Assim funciona a poderosa indústria de entretenimento do Japão.

Temáticas sempre presentes: a paz mundial, harmonia entre culturas, os riscos de guerras e de prejuízos à natureza, e as alternativas para a humanidade. Traços presentes no filme Godzilla , que recebeu recentemente sua primeira indicação ao Oscar em 70 anos de existência com “Godzilla Minus One” em exibição nos cinemas, inclusive no Sato Cinema no Bunkyo (próxima sessão dia 28 de janeiro).

Aqui no Brasil, os animes, filmes e séries japonesas chegaram na década de 1960. E o primeiro Tokusatsu, seriado de TV, foi o lendário National Kid.

National Kid combate seres extraterrestres que querem invadir a Terra, e também monstros (kaiju), inspirados no Godzilla. Na toada de National Kid, outro super-herói faz sucesso na TV brasileira: Ultraman, que segue a mesma linha de combate aos monstros kaiju. Segue-se seu primo Ultraseven, e até hoje a familia Ultra permanece crescendo. Outros super-heróis Tokusatsu desta época: Vingadores do Espaço, Príncipe Dinossauro, Robô Gigante.

Além dos seriados de TV, neste período vieram a primeira leva de Animes (desenhos animados): A Princesa e o Cavaleiro, Kimba, Oitavo Homem, Samurai Kid, O Garoto do Espaço, Super Dínamo, e ocorreu o estrondoso sucesso de Speed Racer, um piloto de corridas com seu carro Mach 5, percorrendo as pistas ao redor do mundo.

Assim como Godzilla e Speed Racer, terão até versões filmadas pelo cinema americano.

A segunda leva da “invasão” dos Animes e Tokusatsu japoneses ocorrerá a partir dos anos 1980 com Jaspion, Super Sentai, Changeman, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball , Jiraya e tantos outros.

Também se destaca o icônico Akira, mangá transformado em filme animado, lançado nos anos 1990, sendo a primeira animação japonesa a ser exibida nas nossas telas como um filme mainstream.

Nelson Sato, presidente da Sato Company, personagem fundamental nesta trajetória, que trouxe Jaspion, Akira e tantos outros, lembra de outro super-herói, aliás seu preferido dele: Astro Boy.

Destaca-se a maturidade do anime japonês no Brasil, com sucesso contínuo das criações do Studio Ghibli, com a genialidade de Hayao Miyazaki: O Castelo no Céu (1986), Meu Amigo Totoro (1988), O Serviço de Entrega da Kiki (1989), Princesa Mononoke (1997), A Viagem de Chihiro (2001), O Castelo Animado (2004), entre muitos outros sucessos.

Em breve estreará O Menino e a Garça, ganhador do Globo de Ouro na categoria de Melhor Animação e indicado ao Oscar deste ano, com Premiére marcada no Bunkyo pela Sato Cinema, dia 4 de fevereiro de 2024.

Siga o nosso canal do YouTube Bunkyo Digital, compartilhe e deixe seus comentários nos vídeos!



– Visite a área dedicada à Cultura POP do Japão no Museu Histórico de Cultura Japonesa: https://www.bunkyo.org.br/museu-historico/
– Confira os filmes em exibição no Sato Cinema: https://www.ingresso.com/cinema/sato-cinema

Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka
Produção: América produções

Confira o calendário de eventos completo