TV Bunkyo – Chef Jun Sakamoto: a arte e os segredos do sushi tradicional

Compartilhe

Nessa semana na TV Bunkyo, temos o Chef Jun Sakamoto contando um pouco de como o sushi chegou ao Brasil e se modificou com as influências da culinária brasileira.

Jun Sakamoto, considerado como um dos melhores chefs do país, é conhecido por criar pratos elaborados usando ingredientes únicos – um dos poucos a fazer parte do seleto grupo de chefs que conquistaram uma estrela Michelin – dono dos restaurantes aclamados da gastronomia japonesa Jun Sakamoto, Junji Sakamoto e J1 Restaurante.

O chef destaca a origem do sashimi da culinária japonesa na China, explicando que naquele período o processo de conservação do sashimi era feito por meio da massa de arroz, que fermentado gerava o ácido para a conservação do peixe. Por não ter um meio de refrigeração, foi assim durante muitos anos.

Esse método chegou ao Japão por meio do Funazushi, por exemplo, com o peixe conservado por um ano junto com a massa de arroz. Esse método sofreu modificações ao longo dos anos, a partir do momento que o Japão passou a priorizar o frescor do peixe. Atualmente existem restaurantes no Japão que utilizam peixes vivos (possuem tanques em seus restaurantes), o que mostra o quanto eles prezam pelo frescor.

No Brasil o sushi surgiu com os imigrantes japoneses, porém já não era como o sushi tradicional japonês, com toda a sua simplicidade, ele já veio com as influências norte-americanas (california roll, hot roll). No Brasil o assunto virou até meme: brasileiro não tem limites para a criatividade, misturando pratos diferentes em conjunto com a culinária japonesa (panetone de sushi, pizza de sushi)

Mas, com a formação de profissionais cada vez mais sofisticados no Brasil, um futuro próspero nos aguarda. Jun Sakamoto nos prova esta teoria e revela no vídeo toda a sua técnica no preparo do sushi.

Das mãos ágeis do chef, surge uma obra de arte. O atum bluefin é cortado com precisão e com movimentos delicados, renascendo como um sushi. Exposto a frente do cliente como uma joia, exatamente como ele é, uma preciosidade. Não só pelo ingrediente raro e selecionado, mas pela maestria do trabalho de um profissional renomado da cozinha japonesa, que já alcançou o reconhecimento internacional com uma estrela Michelin.

Siga nosso canal Bunkyo Digital. Curta, comente e compartilhe o vídeo em suas redes sociais! >>

Omakase | @restaurante_junsakamoto
Casual | @junsakamotocasual

Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka
Produção: América produções

Confira o calendário de eventos completo