Curso de Gastronomia Japonesa – Wagashi e Pudim de Matcha

Compartilhe

A Chef Marcia Miyazaki irá ensinar dia 28 de fevereiro, quarta-feira às 9h, receitas práticas e muito saborosas da confeitaria japonesa:

  • Gelatina de agar-agar (Kingyokan): wagashi feito de kanten (gelatina ágar-ágar) e enfeitado com peças de yokan (doce de feijão e gelatina) recortadas em formas variadas, como flores e folhas, podendo também ser saborizado com limão siciliano.
  • Pudim de Matcha: pudim a base de leite, gelatina e matcha (chá verde moído).

O Wagashi (和菓子) é um confeito tradicional japonês, que se originou a mais de dois mil anos atrás. Desde a sua origem o doce como conhecemos hoje foi se adaptando conforme as influências estrangeiras. Foi durante o Período Edo (1603-1867) que essa confeitaria tradicional obteve melhorias, com a disponibilidade de produtos de alta qualidade proporcionando o aprimoramento nas técnicas artesanais.

É comum ver o Wagashi acompanhando as cerimónias do chá, juntamente com o chá verde (matchá), uma vez que a sua doçura combina e equilibra o sabor amargo do chá verde. Pode ser feito de mochi, anko, e frutas e normalmente feito de ingredientes com origem nas plantas.

Aula presencial no Espaço Gastronômico do Bunkyo, com degustação no final.

Amante da culinária e cultura japonesa, Marcia é ex-bolsista de culinária japonesa pela JICA, sócia-proprietária da Irodori.sp Wagashis, presidente do Departamento de Senhoras da Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil e estudante de Sadō pela Urasenke do Brasil




Data / hora: 28 de fevereiro, quarta-feira das 9:00 às 12:00
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo/SP (próximo à estação São Joaquim do Metrô)
Estacionamento: Rua Galvão Bueno, 540

Inscrições e pagamento pelo Sympla: “<link>
Valor do curso R$ 100 (35 vagas)
– com degustação do prato no final da aula
Formas de pagamento: cartão de crédito, PIX e boleto – acesse pelo computador para ver todas as opções, boleto apenas para compras antecipadas, no máximo 5 dias úteis antes do curso.
Informações: (11) 3208-1755 / comunicacao@bunkyo.org.br

Obs: em caso de desistência nos avise com antecedência, para que seja liberada a vaga para quem tenha interesse e não conseguiu se inscrever.

Confira o calendário de eventos completo