Pavilhão Japonês 70 Anos – Prossegue a exposição “Diálogos Visuais e Poéticos”

Compartilhe

Visitantes da exposição no dia da abertura

Fotos: Daniel Yonamine – Mundo OK

Prossegue até o próximo dia 3 de março, a exposição Haiga – Diálogos Visuais e Poéticos, escolhida para abrir a série comemorativa ao 70º aniversário do Pavilhão Japonês localizado no Parque Ibirapuera.

Ao todo, são 10 painéis em que o poema haicai (composto de 3 versos de 5. 7, 5 sílabas) de autoria de Massami Uyeda dialoga com as imagens do Japão fotografadas por Bruno Silvestre.

Um diálogo interessante: o haicaista Uyeda é ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça e Bruno é mestre em Fotografia, deficiente visual, advogado e atuante em Tribunais Superiores.

E mais, uma troca de emoção e sensibilidade poética entre um brasileiro, sem origem nipônica em visita ao Japão (ao todo, foram três viagens) e Uyeda, um brasileiro, descendente de japoneses,

Aliás, uma experiência que a dupla já vivenciou no Rio de Janeiro, com a exposição no Instituto Cultural Brasil-Japão (em 11/2022) e no Centro Cultural dos Correios (em 3/2023). Para a exposição no Pavilhão, foram escolhidas somente as fotos do Japão.

Uma concorrida cerimônia de abertura

Foto: Na abertura, esq para dir., vereador Rodrigo Goulart, Rodrigo Massi, Claudio Kurita, Agata Takiya, Bruno Silvestre, cônsules Junko e Toru Shimizu, Massami e Emico Uyeta, presidente Renato Ishikawa, desembargadora Consuelo Yoshida e vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Dorival Renato Pavan.

O ministro Massami Uyeda, acompanhado da esposa Emico e cercado de amigos não escondia a felicidade de apresentar ao público suas criações poéticas (que já se dedica ao estudo e prática há vários amos).

Além disso, foi uma estreia em São Paulo em grande estilo e significado – no dia 25 de janeiro, data comemorativa ao 470º aniversário da cidade, no Pavilhão Japonês, monumento-referência do intercâmbio Brasil-Japão.

Foto 1: Massami e Emico Uyeda (azul) com os amigos Kiyoshi Harada (esq) e Felícia Harada (vestido alaranjado), professora Karimata e Bruno Silvestre.

Foto 2: Da esq. para dir., Paulo Kenzo Uemura, diretor da Associação Gaimusho Kenshusei; Bruno Silvestre; Massami Uyeda, Patrícia Murakami, diretora do Enkyo e cônsules Toru e Junko Shimizu.

Foto 3: Membros da diretoria do Bunkyo com os cônsules do Japão: da esq. para dir.; vice-presidente Valter Sasaki, presidente do Conselho Deliberativo Jorge Yamashita, presidente da Fundação Kunito Miyasaka Roberto Nishio, presidente Renato Ishikawa, cônsules Toru e Junko Shimizu, Hitomi Sekiguchi conselheira consultora do Bunkyo e diretora executiva da Associação Central Nipo-Brasileira (Tóquio) e da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai (Yokohama), presidente da Comissão de Arte Koguei Olga Ishida e presidente da Comissão Administrativa do Pavilhão Japonês Claudio Kurita.


Prestigiado por cerca de 400 pessoas, o evento contou a presença de amigos como a desembargadora Consuelo Yoshida, o jurista Kiyoshi Harada acompanhado da esposa Felícia. Do Rio de Janeiro estiveram os representantes do Instituto Cultural Brasil – Japão.

Do Bunkyo, junto com o presidente Renato Ishikawa, estiveram os membros da diretoria e representantes de várias comissões da entidade.

Também destaque para o cônsul-geral do Japão Toru Shimizu acompanhado pela consulesa Junko Shimizu; Rodrigo Massi, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Relações Internacionais representante do prefeito Ricardo Nunes; vereador Rodrigo Hayashi Goulart, Roberto  Nishio, presidente da Fundação Kunito Miyasaka, entre outros.


Serviço:
Exposição: Haiga – Diálogos Visuais e Poéticos
Artistas: Massami Uyeda e Bruno Silvestre

Data: de 25/01 a 03/03/24
Local: Pavilhão Japonês – Parque do Ibirapuera (portão 10 – próximo ao Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – São Paulo – SP.

Horários: Quinta – 10 às 17h / Sexta, Sábado, Domingo e Feriados – 10 às 17h
Entrada:  inteira R$ 15 / meia R$ 7 (entrada franca às quintas)

A exposição conta com o patrocínio das empresas Osten Group, Arap Nishi e Uyeda Advogados, Quickly Travel – JTB. Café Fazenda Aliança, NPE Group e Acqualimp.

Confira o calendário de eventos completo