A arte e a filosofia por trás de Chawans: por Hideko Honma

Compartilhe

Neste episódio da TV Bunkyo, saiba mais sobre a A arte e a filosofia por trás de Chawans nas mãos da mestre em cerâmica, Hideko Honma. Estreia dia 5 de março às 12h no canal do YouTube Bunkyo Digital: https://youtu.be/GmFTVDYdyDM

Curta nosso vídeo e compartilhe com seus amigos que também apreciam as artes japonesas!

O resultado de dois elementos do planeta: a terra que passa pelo fogo e se torna arte. No processo, as mãos humanas. A cerâmica é milenar, e surgiu antes da era cristã, entre peças como vasos e copos, surge aquela que foi concebida para que o ser humano a usasse para o hábito mais sagrado: se alimentar.

Surge Chawan, o universo na tigela, uma obra de arte. Cada um que a cria, coloca na peça sua personalidade, seus sentimentos, sua marca, pode ter várias formas, vários tamanhos e várias cores.

Elas podem servir para o alimento ou para suporte de plantas e flores, como um vaso. De tão bonitas, há que a use apenas de enfeite. É incerto dizer onde ela surgiu: Mesopotâmia, China , Egito….. teria chegado ao Japão nos primórdios do país, anos antes de Cristo, mas foi no século XIII que há relatos do uso do utensílio na tradicional cerimônia do Chá, cujo método de criação atravessou milênios.

No passado, de forma mais simples, no presente, com ajuda de algumas máquinas simples e ferramentas, mas tanto na antiguidade como na era moderna, as mãos é que dão o formato e a beleza.

Em seu ateliê em São Paulo, a mestra em cerâmica Hideko Honma, ensina seus alunos moldar a peça e teremos a honra de observar suas habilidades no torno e a filosofia por trás de suas obras.

Sobre a ceramista Hideko Honma

Nasceu em 1955, Hideko Honma é brasileira, filha de imigrantes japoneses. Formou-se em Bacharelado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e iniciou pós-graduação em História da Arte na Universidade de São Paulo.

Por mais de uma década lecionou Estética e História da Arte na Faculdade Santa Marcelina. Estudou cerâmica na tradicional região de Arita e Imari, na província de Saga, no Japão. Alia as técnicas aprendidas com mestres ceramistas japoneses com a rica matéria-prima do Brasil.

São as cinzas de galhos de café, bambu, grama, bananeira e uma infinidade de podas vegetais que originam seus esmaltes vidrados, que dão cor e textura a suas peças. Leciona aulas de torno elétrico desde 1998.

Ateliê Hideko Honma: https://www.hidekohonma.com.br

Siga o nosso canal do YouTube Bunkyo Digital, compartilhe e deixe seus comentários nos vídeos!


Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka
Produção: América produções

Confira o calendário de eventos completo