18º Bunka Matsuri, uma festa repleta de atrações

Compartilhe

Prepare-se para mais uma edição do Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa repleta de atrações, nos próximos dias 25 e 26 de maio, na sede do Bunkyo, no bairro da Liberdade.

“No ano passado, voltar para casa e ver o evento cheio e com público tão diverso foi uma grande felicidade”, afirma Patte Takehana, coordenadora do 18º Bunka Matsuri. “Isso nos inspirou e motivou a fazer um evento ainda melhor em 2024”, acrescenta, anunciando que a maioria das principais atrações já está confirmada.

“Queremos mostrar que tradição e modernidade estão intimamente relacionadas” afirma, destacando que, para esta edição, juntamente com a programação voltada aos jovens, também estão sendo preparadas as tradicionais atrações que agradam todas as faixas etárias.

Atrações em homenagem ao Dia do Orgulho Nerd

No sábado, dia 25 de maio, comemora-se o “Dia do Orgulho Nerd”, uma data para celebrar a chamada cultura nerd/geek que envolve, entre outros itens, os filmes de super-heróis e de ficção científica, animês, mangás, jogos de computador, jogos de tabuleiros e literatura.

Por conta disso, a programação de sábado do Bunka Matsuri incluirá o concorrido “Concurso Cosplay” e traz como novidade do evento, o “Artist Alley” (literalmente, “Beco do Artista”, um espaço em evento de cultura pop onde os artistas se exibem e vendem sua arte e produtos personalizados e possibilitam a conexão direta com seus criadores).


As atrações do palco principal com Miss Nikkey e shows

O Grande Auditório também deverá receber mais uma edição do Miss Nikkey – etapa São Paulo, cuja vencedora deverá concorrer ao título de Miss Nikkey – etapa nacional, durante o próximo Festival do Japão.

Entre as atrações artísticas, destaque para a cantora Karen Ito, a Banda Akatsuki, Requios Gueino Dokoukai Eisá Taiko e Jya Odori.


Bunkyo Cinema

Com realização da Comissão de Incremento Social do Bunkyo e apoio da Fundação Japão em São Paulo, o Bunkyo Cinema irá exibir no Grande Auditório 2 filmes japoneses, com legendas em português, durante o Bunka Matsuri:

Sábado, 25/05 às 10:30 am // 5 Centímetros por Segundo (秒速5センチメートル)
Entrada Franca

Ano: 2007
Direção: Makoto Shinkai
Duração: 63 minutos
Gênero: anime, romance, drama
Classificação Indicativa: livre para todas as idades

Sinopse: Takaki e Akari depois do ensino fundamental, se mudam para cidades diferentes. Em um dia de inverno, Takaki viaja de Tóquio para Tochigi, onde Akari mora. O trem atrasa por causa da nevasca e o tempo demora para passar.

Como será o reencontro deles? É uma série de três animes que retratam a juventude de Takaki.


Domingo, 26/05 às 10:30 am // Oshin (おしん)
Entrada Franca

Ano: 2013
Direção: Shin Togashi
Duração: 109 minutos
Gênero: drama
Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: Oshin, com sete anos de idade, é enviada pelo pai para trabalhar na cidade por um fardo de arroz. Trabalha duro o dia todo na serraria, onde é disciplinada pela empregada-chefe, Tsune. Um dia, é acusada de um crime que não cometeu, e foge de volta para seu vilarejo.

Pelo caminho, Oshin desmaia e é resgatada por Shunsaku, um desertor, que cuida dela e a ensina a ler e escrever. Voltando para casa, sua família ainda vive na pobreza, o que a faz voltar para a cidade e trabalhar em Kagaya, casa de um atacadista de arroz, onde trabalha duro e ganha a admiração de Kuni, a dona da casa. Porém, quando ela faz sua primeira visita do ano num templo…


Workshops imperdíveis de artes japonesas no Espaço Cultural

No amplo Espaço Cultural, já estão confirmadas as oficinas de cerâmica, washi-ê (figuras montadas com pedaços de papel japonês), furoshiki (técnica japonesa para embalar presentes ou transportar objetos), ikebana (arranjo floral), gastronomia japonesa, kanzashi (ornamentos para cabelos utilizados em penteados tradicionais japoneses), kokedama (literalmente, “bola de musgo”, técnica antiga japonesa para cultivo floral), orinuno (dobradura feita de tecido), artesanato feito de biscuit, entre  outras.

No Espaço Cultural, os visitantes ainda poderão encontrar vários produtos à venda (incluindo livros) e espaço para massagem.


Ampla área gastronômica com comidas orientais

Como nas edições anteriores do Bunka Matsuri, outro local concorrido é a Praça de Alimentação com destaque para a culinária típica japonesa: temaki, tempurá, guioza, hot roll, okonomiyaki, yakisoba, além de churrasco, doces diferenciados e bebidas especiais.


Praça dos bazaristas com venda de alimentos, artesanato, roupas, bolsas e muito mais

Também, a área do estacionamento está sendo reservada para a tradicional Praça dos Bazaristas com inúmeras opções de compras: artesanato, cerâmicas, presentes, bolsas, alimentos, utilidades domésticas, roupas, com grande variedade de coisas e preços.

Tudo isso próximo ao metrô, com entrada gratuita, vai perder? Reserve a data e siga a página @festivalbunkamatsuri nas redes sociais para ficar por dentro da programação, convide seus amigos e familiares para um fim de semana de muitas atividades!


Serviço:
Ministério da Cultura e Bunkyo apresentam: Bunka  Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa

🗓️ 25 e 26 de maio (sáb. das 10h às 18h e dom. 10h às 17h)
📍 Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade / SP (próximo da estação de metrô São Joaquim)

A entrada é GRATUITA e a diversão está garantida para todos! 🎉

Mais informações: tel.: (11) 3208-1755 / email: bunkamatsuri@bunkyo.org.br

Patrocínio: Banco Bradesco.
Apoio institucional: Consulado Geral do Japão em São Paulo e Fundação Japão.
Apoio: Fundação Kunito Miyasaka, Instituto Paulo Kobayashi, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Alfa Alimentos, Nakamiseya, Mundo Ok, jornais Nippon Já e Brasil Nippo, Vem pra Liba, Achados da Liberdade, Liberdade Sampa, Asebex, JCI Brasil Japão, Abjica.

Confira o calendário de eventos completo