TEMAKI / Sushi em formato de cone

Sobre o prato

Temaki significa enrolado com as mãos e esta forma de consumir o sushi teve origem no pacífico Período Edo (1603 a 1868) do Japão. Os apressados jogadores dos cassinos queriam uma forma rápida de consumir as refeições e o arroz recheado com itens variados e enrolado no nori foi a solução perfeita!

No Japão atual, o sushi na forma de temaki é uma preparação caseira e informal, para juntar a família ou os amigos em uma refeição casual, gostosa e divertida.

Providencia-se uma variedade de recheios, acompanhamentos e temperos, prepara-se o arroz para sushi e serve-se com folhas de nori (algas). A mesa fica bonita e colorida e cada um se serve e enrola seu próprio sushi a gosto.

Telma Shiraishi

Chef do restaurante Aizomê – com uma unidade nos Jardins e a segunda casa na Japan House São Paulo, é também a chef responsável pelos banquetes e recepções do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Em 2019 foi nomeada pelo governo japonês Embaixadora para Difusão da Culinária Japonesa, uma das poucas mulheres no mundo e a primeira brasileira a receber o título.

Figura constante em eventos gastronômicos, ministra palestras e aulas sobre culinária e cultura japonesa e organiza ações humanitárias no combate à fome.

RECEITA

Ingredientes

Para preparar o arroz:

  • 2 copos de Arroz para Culinária Oriental Sakura
  • 2 copos de Água Mineral Korin ou filtrada
  • Água para lavar o arroz

 

Para temperar o arroz:

  • 4 colheres de sopa de vinagre de arroz Kenko
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 1 pedaço de kombu (opcional)

 

Para a montagem do temaki:

  • Folhas de nori
  • Shoyu Sakura Tradicional ou Premium

 

Para o temaki (sugestões):
Omelete japonesa, kanikama (massa de pescados), shisô (manjericão japonês), cebolinha, wasabi (pasta de raiz picante), gengibre em conserva, natto (soja fermentada), alface, atum, pepino, abacate, gergelim, etc.

Modo de preparar

1) Coloque o arroz em uma vasilha e cubra com água. Esfregue um pouco o arroz e rapidamente descarte essa primeira água – ela é muito nutritiva para regar suas plantas.

2) Esfregue mais um pouco o arroz, tomando cuidado para não quebrar os grãos. Cubra com água, mexa bem e descarte essa água. Repita mais 2 ou 3 vezes até a água ficar mais límpida.

3) Deixe o arroz escorrer em peneira por alguns minutos.

4) Coloque em uma panela e cubra com a água mineral ou filtrada. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos antes de levar ao fogo.

5) Leve tampado ao fogo médio. Assim que ferver baixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhar até secar a água. Desligue e deixe descansar tampado por uns 10 minutos.

6) Para o tempero do arroz basta misturar os ingredientes em uma panelinha no fogo médio, só até dissolver os temperos, sem ferver. Obs.: Esse vinagre temperado pode ser feito em grandes quantidades e guardado com o pedaço de kombu por semanas na porta da geladeira.

7) Vire o arroz que acabou de descansar em um recipiente maior e distribua o tempero de vinagre. Mexa cuidadosamente em movimentos como se cortasse os blocos de arroz com a pá, sem esmagar os grãos, até que todo o arroz tenha absorvido o vinagre. Você pode abanar o arroz para ajudar o processo. Mantenha coberto com um pano úmido para não ressecar.

8) Agora é só cada um montar o seu temaki com os ingredientes que preferir!