TV BUNKYO / 21.1.2022

Artes plásticas e cerâmica

A arte japonesa traz em si o máximo da sofisticação na simplicidade. Para quem vê uma pintura, uma escultura ou cerâmica oriental nem sempre reconhece, mas há por trás muita técnica e planejamento na execução de uma obra de arte.

Conheça a história de pessoas ilustres como Tomie Ohtake, Manabu Mabe entre outros artistas que encontraram a sua vocação por caminhos inesperados, inspirando o mundo com suas obras, deixando seu legado inclusive às futuras gerações. Depoimentos de familiares e amigos próximos nos revelam o quanto o apoio a dotes artísticos são decisivos na revelação de talentos.

Saiba mais sobre o trabalho da ceramista Olga Ishida, presidente da Comissão de Arte Koguei do Bunkyo, que ensina em suas aulas além das técnicas de produção de artefatos (materiais, equipamentos e esmaltação), o processo mental na criação que envolve muita paciência, persistência de ir até o fim e em alguns casos desapego, por exemplo quando há rachaduras, quando é necessário descartar e refazer todo procedimento de semanas novamente, com o mesmo empenho.

Veja também o depoimento da designer Kimi Nii sobre a influência do estilo japonês agregando modernidade e funcionalidade apesar do tradicional. A  visão de Hideko Honma, que segundo ela, a arte da cerâmica possibilitou trazer ricos conceitos filosóficos como o “ichigo-ichie”, com sua característica intrínseca de transformar situações do cotidiano em momentos únicos e inesquecíveis.