TV BUNKYO / 28.1.2022

Artesanato de papel

Saiba mais sobre a arte Japonesa de dobrar papéis: o origami. Com diversas aplicações, como uso em amuletos religiosos nos templos, atividade educativa em escolas e parte de decoração em festividades como casamentos e nascimentos, o artesanato de papel japonês foi se enriquecendo com a criatividade e inovação conforme a arte era passada de geração em geração.

Aprenda com a kirigamista Naomi Uezu a fazer a dobradura do popular “Tsuru” – uma ave sagrada do Japão, símbolo de sorte, felicidade e vida longa; origami que marcou o primeiro contato com a prática para muitas pessoas, incluindo Adriana Suzuki, origamista que aprendeu os primeiros passos com seu avô paterno, transformando mais para frente a brincadeira em sua profissão, trabalhando com esculturas sofisticadas em papel formando grandes painéis decorativos.

Um grande símbolo da influência do origami na cultura japonesa é o monumento no Parque da Paz em Hiroshima, em homenagem a Sadako-chan, uma garotinha sobrevivente da bomba nuclear de Hiroshima, mas que foi diagnosticada com leucemia. Na época, em busca da cura, Sadako estipulou que dobraria 1000 Tsurus para que seu pedido fosse atendido, porém faleceu próximo de conseguir, dobrando 964 peças, seus amigos em sua memória terminaram os restantes e ergueram um monumento simbolizando a Paz Mundial.

Veja também como o suposto hobbie transformou a vida de pessoas como Márcio Okabe, em que viu no origami seu ikigai (propósito de vida) em criar e inspirar os outros a criar de maneira inusitada novas formas tridimensionais que se mexem de maneira modular como o Torus de origami.

Outros casos de inovação nas aplicações do artesanato em papel Japonês envolvem o estilista Jun Nakao, com a confecção de roupas em papel na SP Fashion Week em 2004 e a técnica de nós com fios de papel entrelaçado conhecida como Mizuhiki, aplicada na criação de adereços como brincos, colares e pulseiras por Patrícia Takehana, habilidade que aprendeu através de um intercâmbio cultural que realizou pela Jica.