TV BUNKYO / 25.3.2022

Gastronomia das Províncias do Japão

Um prato típico da província de Yamagata é o Imoni, um ensopado que tem como base o inhame. Na época das safras de Inhame, as pessoas se reúnem para saborear a iguaria. O costume cresceu e se transformou em um evento anual. “Cresceu tanto, tomou proporções grandes e decidiram fazer um evento chamado Imonikai, na província de Yamagata, que acontece sempre em setembro, início do outono, em que as pessoas se reúnem na beira do rio e cozinham o Imoni numa panela de 11 metros de diâmetro”, conta Fernando Sagae, bolsista da Associação Yamagata.

O Okonomiyaki é uma panqueca japonesa, com variações no preparo para cada província. “Existem algumas versões para a origem do Okonomiyaki. Uma delas diz que este prato deriva de um prato da era Edo do Japão. Na verdade, o Okonomiyaki se tornou mais popular no Japão a partir da Segunda Guerra mundial, porque naquela época havia uma grande escassez de arroz, então, a farinha apareceu como uma opção barata”, explica Carlos Morinaga, membro da Associação Hiroshima.

Confira estas e outras histórias sobre a “Gastronomia das províncias do Japão”, na TV Bunkyo.

O programa é apresentado por Ricardo Sam e Roberta Tiepo, com reportagens de May Fujikake. A realização é da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, com o apoio da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).