TV BUNKYO / 05.11.2021

ESTREIA DA TV BUNKYO

No dia 5 de novembro, entrou no ar, um projeto acalentado há vários anos. Trata-se da TV Bunkyo, uma série de programas que vai tratar sobre diferentes temas da cultura japonesa.

Em 2019, quando o presidente Renato Ishikawa iniciava sua primeira gestão no Bunkyo, Henri Yuzo Arimura e Gioji Okuhara, respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Comunicação, apresentaram a proposta da TV Bunkyo dando forma a uma antiga tentativa que surgiu em 2010.

A carência de recursos sempre foi o principal obstáculo para viabilizar a TV Bunkyo. 

Em 2020, diante da necessidade de isolamento social provocada pela pandemia, a tecnologia digital ganhou terreno trazendo para perto das entidades nipo-brasileiras, as lives e/ou transmissões on-line.

Ao mesmo tempo, nesse cenário de crise, as entidades puderam contar com o apoio financeiro da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) para dar continuidade e/ou melhorar suas atividades sociais/culturais.

Nesse sentido, o projeto TV Bunkyo foi um dos contemplados pela JICA, cuja parceria com o Bunkyo (que deverá arcar com 10% dos recursos) possibilitará a produção de 20 programas de cerca de 30 minutos cada, a ser transmitido pela plataforma do Youtube.

Kampai para a estreia!

Finalmente, a TV Bunkyo estreou com um merecido “kampai”, um brinde com saquê da melhor qualidade!

Após explicar a proposta da TV Bunkyo, foi feito um breve panorama da carreira dos três simpáticos apresentadores:  May Fujikake, Roberta Tiepo e Ricardo Sam.

Entremeando com a história do saquê,  especialistas no assunto (Marcelo Shiraishi, Celso Ishii e Yasmin Yonashiro), falaram sobre esta bebida sagrada para os japoneses.

Para fechar, uma visita a um barzinho em estilo japonês, o Shima Izakaya que passou uma deliciosa receita usando saquê! Vamos conferir?

O segundo programa será apresentado no próximo dia 12 de novembro. Aguardem!