Mundial de Futebol, apoio aos turistas japoneses

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

02Está no ar, desde este dia 28 de fevereiro, um site especial para atender aos turistas japoneses que deverão chegar a São Paulo nos próximos meses para assistir à Copa Mundial de Futebol.

Akinori Sonoda, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, durante entrevista coletiva para apresentar o projeto, contou que o assunto relacionado sobre a possibilidade de dar um suporte aos turistas japoneses que viriam ao Brasil para a Copa do Mundo iniciou em novembro de 2013.

01Depois disso, foram várias rodadas de reuniões e a nomeação da COMISSÃO DE SÃO PAULO PARA APOIO AOS VISITANTES JAPONESES NA COPA DO MUNDO NO BRASIL integrada por representantes das cinco entidades (Bunkyo, Enkyo, Kenren, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão).

Uma das decisões foi a montagem de um pool de sites das entidades, ligadas com o do Consulado Geral do Japão em São Paulo, em que cada uma das cinco entidades estarão prestando serviço de acordo com sua especialidade.

04Assim, o Bunkyo, por estar ligado à cultura, estará enfocando em seu site, temas relacionados a isso, bem como uma série de informações úteis ao turista.

O Enkyo, por sua vez, focará na questão da saúde, esclareceu Yoshiharu Kikuchi, destacando que, entre outros itens, estão sendo apresentados os serviços do ambulatório localizado no Bairro da Liberdade e o atendimento oferecido pelo Hospital Nipo-Brasileiro, em Guarulhos. O site ainda relaciona os planos de saúde atendidos pela organização, incluindo os de abrangência internacional.

Já o Kenren, explicou o presidente Akinori Sonoda, estará voltado a oferecer acomodações de emergência aos turistas, disponibilizadas pelas associações de províncias locais. “Por exemplo, cito, neste momento, a associação Miyagui dispõe de 40 acomodações, Akita de 30 e Fukushima de 10”.

03A Aliança Cultural Brasil-Japão deverá convocar seus ex-alunos e professores para atuar como tradutores/interpretes voluntários dos turistas em dificuldades.

O site da Câmara Japonesa, por sua vez, também trará os links de cada entidade bem com o do Consulado, reforçando esse atendimento.

“Sem dúvida, como se trata de cidadãos japoneses”, informou o presidente Sonoda, “o atendimento efetivo em termos de perda de documentos, e outros problemas, será dado pelo Consulado, nosso papel é o de dar um suporte emergencial”, completou.

Essas páginas do site das entidades, com informações voltadas aos turistas japoneses, já estão disponível a partir de hoje, unicamente em língua japonesa: https://www.bunkyo.org.br/ja-JP/worldcup

A NHK, importante rede japonesa, também está noticiando o evento: http://www3.nhk.or.jp/news/html/20140301/k10015631491000.html

Confira o calendário de eventos completo