Mundial de Futebol, apoio aos turistas japoneses

Compartilhe

02Está no ar, desde este dia 28 de fevereiro, um site especial para atender aos turistas japoneses que deverão chegar a São Paulo nos próximos meses para assistir à Copa Mundial de Futebol.

Akinori Sonoda, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, durante entrevista coletiva para apresentar o projeto, contou que o assunto relacionado sobre a possibilidade de dar um suporte aos turistas japoneses que viriam ao Brasil para a Copa do Mundo iniciou em novembro de 2013.

01Depois disso, foram várias rodadas de reuniões e a nomeação da COMISSÃO DE SÃO PAULO PARA APOIO AOS VISITANTES JAPONESES NA COPA DO MUNDO NO BRASIL integrada por representantes das cinco entidades (Bunkyo, Enkyo, Kenren, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão).

Uma das decisões foi a montagem de um pool de sites das entidades, ligadas com o do Consulado Geral do Japão em São Paulo, em que cada uma das cinco entidades estarão prestando serviço de acordo com sua especialidade.

04Assim, o Bunkyo, por estar ligado à cultura, estará enfocando em seu site, temas relacionados a isso, bem como uma série de informações úteis ao turista.

O Enkyo, por sua vez, focará na questão da saúde, esclareceu Yoshiharu Kikuchi, destacando que, entre outros itens, estão sendo apresentados os serviços do ambulatório localizado no Bairro da Liberdade e o atendimento oferecido pelo Hospital Nipo-Brasileiro, em Guarulhos. O site ainda relaciona os planos de saúde atendidos pela organização, incluindo os de abrangência internacional.

Já o Kenren, explicou o presidente Akinori Sonoda, estará voltado a oferecer acomodações de emergência aos turistas, disponibilizadas pelas associações de províncias locais. “Por exemplo, cito, neste momento, a associação Miyagui dispõe de 40 acomodações, Akita de 30 e Fukushima de 10”.

03A Aliança Cultural Brasil-Japão deverá convocar seus ex-alunos e professores para atuar como tradutores/interpretes voluntários dos turistas em dificuldades.

O site da Câmara Japonesa, por sua vez, também trará os links de cada entidade bem com o do Consulado, reforçando esse atendimento.

“Sem dúvida, como se trata de cidadãos japoneses”, informou o presidente Sonoda, “o atendimento efetivo em termos de perda de documentos, e outros problemas, será dado pelo Consulado, nosso papel é o de dar um suporte emergencial”, completou.

Essas páginas do site das entidades, com informações voltadas aos turistas japoneses, já estão disponível a partir de hoje, unicamente em língua japonesa: http://www.bunkyo.org.br/ja-JP/worldcup

A NHK, importante rede japonesa, também está noticiando o evento: http://www3.nhk.or.jp/news/html/20140301/k10015631491000.html

Confira o calendário de eventos completo