Neste final de semana, 9º Nikkey Matsuri

Compartilhe

01Nestes dias 29 e 30 de março, das 10h às 20h, o 9º Nikkey Matsuri promete movimentar a Zona Norte de São Paulo. O evento, que reúne diversas atrações da cultura japonesa, acontece no campo do Centro Esportivo Jardim São Paulo, ao lado da estação de metrô Jardim São Paulo – Ayrton Senna. A entrada é franca.

Organizado por 10 entidades nipo-brasileiras, a edição deste ano do festival traz como tema o taiko e conta com a participação de grupos consagrados como o Setsuo Kinoshita Taiko Group, Himawari Taikô, Requios Gueinou Doukoukai e Ryukyu Koku Matsuri Daiko entre outros.

04A praça de alimentação é outro atrativo do Nikkey Matsuri e o local onde o público poderá saborear quitutes e iguarias da culinária japonesa como yakissoba, sushi, sashimi, temaki, tempurá, guioza, etc, além de sanduíches especiais, doces e sorvetes típicos, tudo especialmente preparado pelas entidades promotoras do evento.

No sábado, dia 29, às 17 horas, será realizado o desfile do III Concurso Miss Nikkey Matsuri, com a participação de 19 belas candidatas, evento coordenado por Claudia Seguti, do São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants).

02A programação traz ainda shows, teatro, danças folclóricas e a apresentação de grandes intérpretes da comunidade como Joe Hirata, Karen Ito, Karen Taira e o astro mirim Ryu Jackson. E, como não podia faltar, exposições e oficinas culturais de desenho, origami, kirigami, ikebana, shodô e cerimônia do chá.

O festival contará novamente com a participação da AOSP – Associação Orquidófila de São Paulo, que vai montar um estande onde especialistas darão dicas de plantio e manuseio de de orquídeas.

05Os organizadores calculam que cerca de 40 mil pessoas visitem o Nikkey Matsuri nestes dois dias de realização e estarão promovendo a arrecadação de 1 kg de alimentos não perecíveis – que serão destinados para entidades assistenciais.

03Em 2010, o Nikkey Matsuri passou a integrar o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo (Lei 15.168). E em 2011, entrou para o calendário turístico do Estado de São Paulo (Lei 14.617) e o evento conta com o apoio dos deputados estaduais Hélio Nishimoto e Jooji Hato e o deputado federal Walter Ihoshi que, a exemplo dos outros anos, destinam recursos financeiros por meio de emendas parlamentares para a realização desse tradicional festival cultural, e do vereador Rubens Calvo, que viabilizou na SPTuris toda a infraestrutura para esta realização.

9º Nikkey Matsuri
Data: 29 e 30 de março de 2014, das 10h às 20h
Local: Centro Esportivo Jardim São Paulo
(acesso pela Rua Viri, 425 – ao lado do Metrô Jardim São Paulo-Ayrton Senna)
Mais informações: www.nikkeymatsuri.nw.org.br

Entidades promotoras
Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi
Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria
Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira Imirim
Anhanguera Nikkei Clube
Associação Okinawa de Casa Verde
Associação Cultural e Esportiva de Campo Limpo
São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants)
Associação Cultural Nipo-Brasileira de Vila Nova Cachoeirinha
Instituto Hei Sei
Associação Okinawa do Carandiru

Apoio
Prefeitura da Cidade de São Paulo
Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação
SPTuris – São Paulo Turismo
Secretaria de Estado da Cultura
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
União Cultural e Esportiva São Paulo Norte
Instituto Nikkeyweb
TV Minuto

Confira o calendário de eventos completo