Inicia hoje o projeto de palestras no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Compartilhe

mhijb 9 andarAutora do livro “Os Japoneses”, Célia Sakurai, socióloga e antropóloga, realiza a primeira palestra do projeto, hoje, 1º de setembro, às 19h, no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

A palestra deve fundamentar assuntos abordados no livro e apresentar aos interessados o ser japonês e seus costumes, além dos contrastes deste povo e seus estereótipos. Uma espécie de tradução do Japão para o público em geral, que vai ser realizada num espaço cercado de documentos e fotos do rico acervo do Museu.

Entre os temas estão:

Estereótipos: afinal quem são os japoneses?
Contrastes: o crisântemo e a espada (título do livro de Ruth Benedict)
O arroz: do gohan para o raisu. O Japão moderno e o tradicional. Tensão, convivência?
Uma sociedade regrada. Tatemae e honne: o público e o privado. Um olhar sobre as mulheres japonesas e os estrangeiros: família e sensualidade
As Olimpíadas em Tóquio em 1964: a vitrine de um novo Japão. O Japão hoje. Olimpíadas em 2020: o amanhã.

A inscrição é de R$ 100,00 e parte da renda será revertida para manutenção do Museu. O evento tem o apoio do São Paulo Shimbun.

Sobre o projeto

A vice-presidente da comissão de administração do Museu, Lídia Yamashita, explica que “este é um projeto de uma série de cursos e palestras. O objetivo é atrair pessoas a conhecerem mais o Museu e poderem ouvir pessoas interessantes”. E acrescenta: “essa palestra será um piloto, mas já planejamos uma segunda, possivelmente sobre budismo. A intenção é fazer do projeto mensal”.

SERVIÇO

Palestra: “Os Japoneses”, com a socióloga e antropóloga Célia Sakurai
Data/hora: 1º de setembro de 2014, às 19h
Local: 9º andar do Edifício Bunkyo, na Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP (próx. à Estação São Joaquim do Metrô)
Estacionamento (terceirizado): File Park, entrada pela Rua Galvão Bueno, 540
Inscrição: R$ 100,00
Informações: (11)3209-5465 / museu@bunkyo.org.br

Confira o calendário de eventos completo