Exposição: Encontro com Poemas Nipo-Brasileiros

Compartilhe

expo literaria bilinguePor meio de painéis, apresentar e mostrar ao público a evolução da literatura nipo-brasileira desde a imigração japonesa ocorrida em junho de 1908, narrando os principais fatos, incluindo fotos de eventos e encontros de diversos grupos literários. Este é o objetivo da exposição “Encontro com Poemas Nipo-Brasileiros”, que prossegue até 21 de dezembro no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, no bairro da Liberdade em São Paulo.

Organizada pela Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, a exposição traz sete painéis que mostram o histórico cronológico da literatura nipo-brasileira no Brasil, bem como outros 35 painéis contendo aproximadamente 300 poemas em Tanka, Haiku, Shii, Senryu (na língua japonesa) e Haicai (na língua portuguesa). Os originais em japonês tem tradução para português e vice-versa.

Os painéis vão apresentar as diversas poesias nas modalidades acima citadas, bem como sua origem/histórico no Brasil e a forma de escrever estas poesias. Os trabalhos representam os principais grupos literários:

– 4 grupos Haiku
– 3 grupos Tanka
– 1 grupo Senryu
– 1 grupo Shii
– 5 Grêmios Haicais: São Paulo-SP, Santos-SP, Paraná-PR e Rio de Janeiro-RJ (2)

De acordo com Kenji Takemoto, presidente da Nikkei Bungaku, esta “é uma oportunidade única”, pois “os pioneiros japoneses estão envelhecendo e em um futuro próximo teremos pouquíssimas produções literárias em língua japonesa, restando somente o poema Haicai em que 90% são produzidos pelos brasileiros”.

“Os visitantes terão a oportunidade também de mergulhar um pouco na extraordinária trajetória dos poetas nipônicos e seus descendentes, que, a despeito das agruras de viver numa terra estranha onde mal conseguiam se comunicar oralmente, conseguiram saciar sua sede de cultura extravasando seus sentimentos e emoções em forma de versos”, acrescenta Takemoto.

Todo este material estará disponível em um livro com 164 páginas, que poderá ser adquirido por R$ 20,00.

Complementando o evento, às quintas-feiras, os integrantes da Nikkei Bungaku realizarão três workshops em língua japonesa na sala 13, localizada no 1º andar do edifício, seguindo a programação:

Dia 4, das 14h30 às 16h, poema Shi, com Teruo Hamada
Dia 11, das 14h30 às 16h, poema Tanka, com Yurika Taki
Dia 18, das 14h30 às 16h, poema Haiku, com Saoko Kosai

Encontro com Poemas Nipo-Brasileiros
Exposição: até 21 de dezembro de 2014
Visitação: de terça a domingo, das 13h30 às 17h30
Local: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil – 8º and. – Edifício Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. Estação São Joaquim do Metrô)
Estacionamento terceirizado: Rua Galvão Bueno, 540

Informações: secretaria@nikkeibungaku.org.br / www.nikkeibungaku.org.br

Realização: Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil
Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka
Apoio: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Confira o calendário de eventos completo