Akagi e Rodas, homenageados pelo governo japonês

Compartilhe

kyokujitsu-jukoshoNo dia 6 de janeiro de 2015 será realizada a Homenagem aos Condecorados de Outono 2014 pelo governo japonês. A cerimônia acontece às 19h30, no Salão Nobre do Bunkyo, no bairro da Liberdade.

Neste ano, os Condecorados de Primavera do Estado de São Paulo são: Masatoshi Akagi, com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta, e João Grandino Rodas, com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço.

O evento – que se realiza após a entrega solene na residência do cônsul-geral Noriteru Fukushima, no bairro do Morumbi –, deverá reunir familiares dos condecorados e os representantes das 37 entidades nipo-brasileiras (que são as co-promotoras da homenagem).

akagiMasatoshi Akagi, natural da província Miyasaki, emigrou ao Brasil em 1932, ainda bebê. Desde a juventude, residindo na zona rural, praticava o sumô e a partir da década de 1950, ao mudar-se para a zona urbana, passou a dedicar-se às entidades relacionadas a essa prática esportiva.

Entre os cargos diretivos, Akagi foi vice-presidente da Federação Internacional de Sumô, presidente da Federação Sulamericana de Sumô e da Federação Paulista de Sumô.

O reconhecimento do governo japonês se dá também por sua dedicação à difusão da prática do sumô não somente no território brasileiro como em outros países da América do Sul. Também foi presidente da Associação Cultural e Esportiva Nikkei de São Miguel Paulista, atuando fortemente no ensino da língua japonesa e prática esportiva, bem como na difusão da cultura japonesa.

rodasJoão Grandino Rodas é graduado em Pedagogia, Direito e Letras; mestrado em Diplomacia, Ciências Político Econômicas e Direto e doutorado em Direito. Foi diretor da Faculdade de Direito (2006/2010) e reitor (2010/2014) e professor titular da Universidade de São Paulo. Membro do conselho diretor da Fulbright Comissão para o Intercâmbio entre os Estados Unidos e o Brasil, membro do tribunal administrativo do Sistema Econômico Latinoamericano, membro do Tribunal Permanente da Revisão do Mercosul e membro da Comissão Jurídica Interamericana da Organização dos Estados Americanos.

Quando foi diretor da Faculdade de Direito e reitor da USP, estabeleceu o convênio com diversas universidades japonesas – calcula-se que no total foram 31 convênios somando-se os convênios novos e renovados.

Além disso, como diretor da Faculdade de Direito, em 2008, durante as comemorações do centenário da imigração japonesa, além de promover a recepção do príncipe herdeiro do Japão e contato com os estudante dessa universidade, também estimulou a ida de bolsistas brasileiros para estudar em universidades japonesas.

Cerimônia de Homenagem aos Condecorados de Outono 2014
Data: 6 de janeiro de 2015 (terça-feira), às 19h30
Local: Salão Nobre do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Liberdade – São Paulo – SP
Taxa de Adesão: R$ 80,00 por pessoa
Estacionamento (terceirizado): Rua Galvão Bueno, 540
Devido aos preparativos, solicitamos confirmar sua presença com Akira / Sayuri, até o dia 2 de janeiro, pelo telefone (11) 3208-1755 ou e-mail: site@bunkyo.org.br / contato@bunkyo.org.br.

As entidades co-promotoras do evento são: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Aliança Cultural Brasil – Japão, Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-no-Sono, Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibo-no-Iê, Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, Associação Harmonia de Educação e Cultura, Centro de Chado Urassenke do Brasil, Associação Ikebana do Brasil, Nippon Country Club, Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões do Brasil, Cotia Seinen Renraku Kyogui-Kai, Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (CIATE), Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL), União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, Associação Cultural e Esportiva Piratininga, Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshuusei, Associação dos Bolsistas da JICA (ABJICA), Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses, Federação das Escolas Budistas do Brasil, Associação Beneficente Feminina Esperança, Associação Brasil-Japão de Pesquisadores (SBPN), Cooperativa Central Agrícola e de Colonização do Brasil, Associação Furusato Soosei do Brasil, Associação Nikkey de Golfe do Brasil (ANGB), JCI – Câmara Júnior Brasil-Japão, Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão (ASEBEX), União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André, Federação Sakura e Ipê do Brasil, Associação Cultural Desportiva Nikkei de São Miguel Paulista, Confederação Brasileira de Sumô e Associação de Beneficência e Cultura Miyazaki.

Confira o calendário de eventos completo