Contistas aguardam o resultado do II Concurso Bunkyo de Contos

Compartilhe

contos 2014Com inscrições encerradas em setembro de 2014, está em andamento a seleção do II Concurso Bunkyo de Contos. A Comissão de Atividades Literárias – Seção de Língua Portuguesa (CAL-P), organizadora do concurso, recebeu 173 contos nesta segunda edição do evento.

Segundo os organizadores, os trabalhos chegaram de diferentes locais do Brasil, vindos de 12 estados, além de quatro deles recebidos do exterior. Ao todo, 147 contistas encaminharam até duas de suas obras inéditas para participar do concurso. Neste ano, o tema tratava do “encontro entre as culturas brasileira e japonesa”.

Conforme o regulamento destaca, cada conto deveria ter no máximo 12 mil toques, então, podemos estimar que a comissão julgadora terá cerca de 865 páginas para ler durante o processo de seleção das obras.

Tarefa nada fácil considerando ainda a abrangência do tema, o estilo, os regionalismos e as vivências inerentes de cada autor que permeiam os textos e, num primeiro momento, podem exigir tempo para pesquisa por parte dos jurados.

Afinal, há participantes da Bahia (5), Ceará (4), Espírito Santo (1), Goiás (9), Minas Gerais (13), Paraíba (2), Paraná (6), Pernambuco (2), Rio de Janeiro (22), Rio Grande do Sul (11), Santa Catarina (4) e São Paulo (64), além de Inglaterra, Japão e Portugal (2) – e cada qual tem sua forma de se expressar.

Ao receber cada um dos contos, um encarregado da comissão organizadora, obedecendo às determinações do regulamento, identificou-o com um código, sendo depois copiado e encaminhado para a equipe responsável pela seleção dos melhores trabalhos.

Tão logo seja divulgado algum resultado desse processo de seleção pela Comissão de Atividades Literárias, estaremos publicando no site do Bunkyo.

Confira o calendário de eventos completo