Bunkyo em ritmo de Carnaval – um encontro com os japoneses

Compartilhe

aguia de-ouroNem bem silenciaram os tambores da bateria da Águia de Ouro e, mesmo antes de os pés estarem completamente descansados, as entidades estão convocando os carnavalescos e a comunidade para um encontro com o vice-ministro parlamentar Takashi Uto, do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.

Organizado pelas cinco entidades nipo-brasileiras, o evento acontecerá no sábado de Carnaval, dia 14, a partir das 19h, no Espaço Multiuso do Bunkyo, na Liberdade.

fantasiasPara a recepção aos japoneses foram convidados os representantes da Águia de Ouro, a equipe de Aomori responsável pela montagem do carro alegórico Tachi Neputa, e a designer Junko Koshino que participou ativamente na preparação do desfile dessa escola.

“Não poderíamos deixar de recepcionar a equipe que veio especialmente do Japão para participar deste evento que abre de forma significativa este ano comemorativo dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão”, destacou o presidente do Bunkyo Kihatiro Kita, ao anunciar o evento e estender o convite a todos.

Homenagem da Águia de Ouro aos 120 Anos do Tratado

vitor Kobayashi e baianaNeste ano, a Águia de Ouro, uma das principais escolas de samba do carnaval paulistano adotou o enredo “Brasil-Japão – 120 Anos de União” para o desfile no Sambódromo. “A Águia de Ouro, que há mais de uma década tem mantido um estreito contato com os organizadores do Carnaval de Asakusa em Tóquio, considerou que esta oportunidade impar para fortalecer ainda mais esse intercâmbio”, relata Victor Kobayashi, presidente do IPK, que atua junto à coordenação do evento.

Conta que a proposta foi levada aos organizadores das comemorações dos 120 anos do Tratado e imediatamente aceita, não só pelas autoridades, bem como pelos foliões japoneses e nipo-brasileiros. O resultado disso, destaca Kobayashi, são os 650 nikkeis que se inscreveram para desfilar na Escola. “Tínhamos reservado cinco alas com 100 pessoas cada para os nikkeis e, no final, tivemos de distribuir os interessados em outras alas”, comenta.

É certo que alguns não se arriscarão a mostrar “o samba no pé”, mas vão abrilhantar os carros alegóricos, como o vice-ministro Takashi Uto, o cônsul-geral do Japão Noriteru Fukushima e a designer Junko Koshino. O embaixador Kunio Umeda preferiu assistir ao desfile no conforto do camarote.

Como não poderia deixar de ser. Kobayashi garante que a Águia de Ouro, desta vez, será a campeã do carnaval paulistano. “Por três vezes ela bateu na trave, mas agora vai dar certo”, comenta, esperançoso.

tachineputa de goshogawara detalheBom, se isso não ocorrer, pelo menos, a Águia de Ouro, em 2015, fez história no intercâmbio Brasil-Japão. Além do número recorde de nikkeis desfilando na escola, ele se refere ao carro alegórico trazido de Aomori. Trata-se do boneco, feito de bambu e papel de arroz chamado Tachi Neputa, tradicional da cidade de Goshogawara. “É a primeira vez um carro alegórico vem diretamente do exterior para desfilar no carnaval brasileiro”, garante orgulhoso.

 

Serviço: Encontro com o vice-ministro Takashi Uto
Data/hora: 14 de fevereiro de 2015 – sábado – às 19h
Local: Bunkyo – Espaço Multiuso – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – SP
Estacionamento (terceirizado): entrada pela Galvão Bueno, 540
Adesão: R$ 70,00 por pessoa

TRAJE ESPORTE FINO

Solicitamos confirmar presença até meio-dia do dia 13 de fevereiro (sexta-feira) – Tel.: (11) 3208-1755 com Sayuri ou Regina ou pelo email: evento@bunkyo.org.br

Confira o calendário de eventos completo