No CONSCRE, homenagem a Hatiro Shimomoto

Compartilhe

shimomotoNo próximo dia 25 de agosto, às 19h, o CONSCRE – Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras, presidido por Sérgio Serber, promove ato solene em Homenagem às Personalidades das Comunidades.

convite conscreNesta cerimônia, cada comunidade indica uma personalidade para receber a homenagem. Assim, a comunidade nipo-brasileira escolheu o Dr. Hatiro Shimomoto, destacado empresário contábil, deputado estadual por seis mandatos, atual membro do Conselho Superior de Apoio e Orientação e do Conselho Deliberativo do Bunkyo, e ativo colaborador junto às entidades nipo-brasileiras como homenageado do ano.

A solenidade será realizada no Auditório André Franco Montoro, a partir das 19h, e haverá recepção típica das comunidades no Hall Monumental.

conscreHomenagem às Personalidades das Comunidades
Data: 25 de agosto de 2015, às 19h
Local: Auditório André Franco Montoro – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Palácio 9 de Julho – Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera – São Paulo – SP
Informações: (11) 3886-6280

 

Veja o currículo do Dr. Hatiro Shimomoto, que será apresentado durante a solenidade:

hatiro shimomotoNeste ano comemorativo aos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, a comunidade japonesa escolheu Hatiro Shimomoto como seu homenageado.

Ele é o oitavo filho de Yasuishi e Tomie Shimomoto, naturais da província japonesa de Wakayama, família que emigrou ao Brasil em março de 1931.

Dr. Hatiro, que nasceu em Guararapes, interior de São Paulo, chegou à capital em 1955, para aqui conquistar uma carreira profissional coroada de grande sucesso. Seu nome Hatiro, foi inspirado no Almirante Togo Heihachiro, que comandou e venceu a Guerra Russo-Japonesa, considerada a “primeira maior guerra do século XX”.

Especialista na área contábil, nosso homenageado, ao longo dos anos, foi ampliando sua atuação profissional à medida que aprofundava e diversificava seus estudos.

Além de empresário contábil, é advogado pós-graduado em Direito Tributário e em Direito Comparado na Universidade de Sorbonne, de Paris. Montou o Grupo King, que atua nas áreas de contabilidade e setor imobiliário. Preside a Hatiro Shimomoto Advocacia e ainda, o Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil, sendo o primeiro advogado nikkei em todo o território nacional a fundar um Tribunal de Justiça Arbitral.

Um período marcante de sua trajetória refere-se à atuação política, tendo exercido seis mandatos como deputado estadual (1971 a 1999, incluindo mandato como Deputado Constituinte Estadual em 1989). Com sua exemplar dedicação ao ofício, Dr. Hatiro realizou mais de 1.060 pronunciamentos no plenário.

Nesse período fez parte de missões oficiais e culturais ao exterior, sobretudo ao Japão, contribuindo para o estreitamento das relações com esse país.

Ele também participa ativamente de órgãos de classe e entidades da comunidade nipo-brasileira. Presidente da Abrade – Associação de Defesa das Empresas, nosso homenageado também é preletor da Seicho-no-Ie, além de diretor e/ou conselheiro de todas as entidades de classe contábil, OAB/SP, Associação Comercial de São Paulo, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), e de outras entidades nikkeis.

Sua dedicação tem sido amplamente reconhecida considerando-se as numerosas homenagens que tem recebido ao longo dos anos. Das mais recentes, estão a condecoração “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”, outorgada pelo imperador do Japão em 2014, e o título de Cidadão Paulistano concedido pela Câmara Municipal de São Paulo em 2015.

É, portanto, com muita honra que, neste ano dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, prestamos homenagem ao Dr. Hatiro Shimomoto junto ao CONSCRE.

Confira o calendário de eventos completo