Comissão de Atividades Literárias realiza lançamento da antologia do I Concurso Bunkyo de Contos

Compartilhe

CAPA - Duas cenas um muro - antologia de contosNeste dia 18 de dezembro, às 19h, no Salão Nobre do Bunkyo, será realizado o lançamento da antologia do I Concurso Bunkyo de Contos. Intitulado Duas Cenas, um Muro? e outras histórias, o livro reúne textos de 30 autores que participaram do concurso em 2012.

A obra foi organizada pela Seção de Língua Portuguesa da Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo e conta “estórias de encontros e desencontros, de pura ficção, ou calcadas em casos reais, que nos levam a imaginar as ricas experiências emocionais no encontro de culturas antípodas”.

Segundo Francisco Handa, presidente da Seção de Língua Portuguesa, “o I Concurso Bunkyo de Contos despertou inusitado interesse. Nada menos que 134 autores, de norte a sul do país, um de Portugal e um do Japão, dele participaram com 184 contos”.

Handa ainda destaca sobre a obra que “certa heterogeneidade é compreensível, pela formação díspar de seus autores, mas essa heterogeneidade é virtuosa por nos revelar as diferentes visões sobre os elementos culturais trazidos pelos imigrantes”.

Assim, nas histórias aparecem diversos termos em japonês e a comissão se preocupou em montar um glossário para facilitar a compreensão dos leitores menos acostumados a este vocabulário.

A antologia de contos é uma edição Comemorativa dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e a publicação recebeu o apoio da Fundação Kunito Miyasaka.

 

Lançamento:Duas Cenas, um Muro? e outras histórias (antologia do I Concurso Bunkyo de Contos)
Data: 18 de dezembro de 2015 (sexta-feira) , das 19h às 21h30
Local: Edifício Bunkyo – Salão Nobre
Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. à Estação São Joaquim do Metrô)
Estacionamento: Rua Galvão Bueno, 540

 

Duas Cenas, um Muro? e outras histórias

Organização: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Comissão de Atividades Literárias – Seção de Língua Portuguesa
Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka
Capa: Lúcio Kume
Ilustrações: Rubi Imanishi
Revisão: Letícia Yukari Kushida
Coordenação Editorial: Célia Oi

Autores: Célia Sakurai, Camila Ferreira, Fernanda Fuchs, Chico Pascoal, Aline Naomi, Amélia Gonçalves, Bana Neira, Caleu Nilson Moraes, Carlos Alves, Carolina Kina, Cris Dakinis, Éder Rodrigues, Edih Longo, Giovanna Artigiani, Gislaine Souza Godoy, Glaucus Vinicius Biasetto Ribeiro, Guilherme Gabriel, Jacqueline Salgado, João Victor Freitas Dzeren, Jorge Nagao, José Fernandes, Kiki Kinukawa, Koji Fujita, Marianne Fuziama, Marilia Kubota, Maurício Kanno, Osvaldo Matsuda, Ovídio Poli Junior, Taciana Chiquetti e Thinai Gonçalves.

Confira o calendário de eventos completo