Aos 77 anos, o Hospital Santa Cruz conta sua história

Compartilhe

santa cruz livro77Na próxima sexta-feira, dia 29 de abril, data em que o Hospital Santa Cruz comemora seus 77 anos de fundação, acontece o lançamento do livro “História do Hospital Santa Cruz – Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Dojinkai)”, no 9º andar do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, na Rua São Joaquim, 381, bairro da Liberdade.

O Hospital Santa Cruz, escreve Paulo Yokota em seu blog Asia Comentada, teve início em 1926 com a criação da Sociedade Japonesa de Beneficência no Brasil, a famosa Dojinkai, que funcionou por 15 anos sob o comando dos japoneses com consultórios enquanto se tomavam as providências para sua instalação.

Inaugurado em 1939, continua Yokota, com a colaboração de importantes brasileiros que tiveram um papel fundamental na sua instalação. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, sofreu intervenção do governo brasileiro em 1941, mantendo-se a administração de brasileiros e a ativa participação de muitos japoneses e seus descendentes até 1990, por quase 50 anos, com muitas dificuldades. Em 1990, mediante acordo entre as partes, o comando da instituição voltou a ser exercido por representantes da comunidade nipo-brasileira.

A comissão editorial, responsável pela publicação foi composta por Renato Ishikawa, Léo Ota, Akihiro Ikeda, Isidoro Yamanaka, Masato Ninomiya, Michi Yamanaka, Paulo Yokota, Sonia Ninomiya e Yuli Fujimura. E a realização foi da Editora Narrativa Um – Projetos e Pesquisa de História. A edição contou com o patrocínio da CNL Empreendimentos Imobiliários, Construtora HOSS Ltda, Fundação Kunito Miyasaka, NEC Corporation e Sakura.

“Estou muito feliz em honrar um compromisso que assumi frente à presidência do Hospital Santa Cruz. Esta publicação é muito importante, pois se trata de uma história muito rica e profunda e tinha de ser transformada em livro para que a memória da comunidade nipo-brasileira pudesse ser preservada”, afirma Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz.

Confira o calendário de eventos completo