Realizadas no dia 18 de junho, as cerimônias religiosas em memória dos imigrantes pioneiros são uma tradição importante das comemorações de aniversário da imigração japonesa no Brasil. Todos estão convidados a participar.
Bem cedinho, às 8h, os católicos se reúnem no centro de São Paulo, na Igreja São Gonçalo (atrás da Catedral da Sé) para a Missa em Ação de Graças à Memória dos Imigrantes Japoneses Precursores. A missa é celebrada em japonês e português com a coordenação da PANIB – Pastoral Nipo-Brasileira em conjunto com o Bunkyo.
Em seguida, muitos se dirigem para o Parque Ibirapuera para visitar o Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos – Ireihi. Localizado próximo ao Pavilhão Japonês, na Rua Arigatô, ao lado do Planetário, o Memorial recebe japoneses e descendentes que dirigem suas preces aos entes queridos. A celebração inicia às 10h30 e é coordenada pelo Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.
No Grande Auditório do Bunkyo, no bairro da Liberdade, às 14h, é realizado o Culto Budista em Memória dos Imigrantes Japoneses. Os budistas têm a oportunidade de fazer sua oferenda de incenso neste culto coordenado pela Federação das Escolas Budistas do Brasil, juntamente com o Bunkyo.
Nos anos anteriores, no culto budista era oferecido bolinho de moti no altar e aos participantes. Este ano, em alusão à memória do café cultivado pelos imigrantes, os organizadores solicitam a todos trazer um pacote de café para ser oferecido no altar – e que posteriormente serão doados às instituições filantrópicas.
SERVIÇO
Dia 18 de junho de 2016, sábado
8h – Missa em Ação de Graças à Memória dos Imigrantes Japoneses Precursores
Local: Igreja São Gonçalo – Praça Dr. João Mendes, 108 – Centro – São Paulo/SP
10h30 – Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos – Ireihi
Local: Parque Ibirapuera – próximo ao Planetário e ao Pavilhão Japonês
14h – Culto Budista em Memória dos Imigrantes Japoneses
Local: Grande Auditório do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo/SP
Realização
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil
PANIB – Pastoral Nipo-Brasileira
Federação das Escolas Budistas do Brasil