Olimpíadas e futebol: torcida reunida no Bunkyo assiste à vitória do Japão

Compartilhe

torcida2 cCerca de 300 pessoas participaram, na noite deste dia 10 de agosto, da exibição pública do confronto entre Japão x Suécia, realizado no Espaço Multiuso do Bunkyo.

Este foi mais um dos eventos organizados pela Comissão Nipo-Brasileira de Apoio às Olimpíadas (que é formada pelas cinco entidades nipo-brasileiras e orientada pelo Consulado Geral do Japão) com a finalidade de criar, por meio da torcida futebolística, um clima de alegre confraternização e fortalecimento do relacionamento entre japoneses expatriados e moradores locais.

3 geral3Com o jogo marcado para 19h, os últimos preparativos da equipe começaram no dia anterior sob algumas sérias “ameaças”: a insegurança quanto à frequência de público e, a maior delas, a possibilidade de não transmissão do jogo Japão X Suécia pela tevê. Felizmente, a experiência de alguns dos integrantes foi decisiva para resolver esse risco e o público pode contar com a exibição do jogo, sem maiores transtornos.

No Espaço Multiuso, além da estrutura de metal com os painéis “Gambare Nippon” em japonês/português e telão para projeção do jogo, também foram expostos 30 bonecos hina ningyo do lote de 1.500 bonecos que, recentemente, foram doados ao Bunkyo pela Associação Awa Katsuura Idobatajyuku, da província de Tokushima (Japão). Esta doação faz parte do lote de 3.000 bonecos trazidos ao Brasil pela Nihon Sport Geijutsu Kyokai (Associação de Arte Esportiva do Japão) por conta da realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

4 hinaTambém foi montada no local a exposição fotográfica sobre a participação dos nipo-brasileiros em diferentes modalidades esportivas, destacando-se as conquistas Olímpicas de Tetsuo Okamoto, na natação, com medalha de bronze nos 1.500m nado livre em Helsinque 1952 e do judoca Chiaki Ishii, medalha de bronze, na modalidade 93kg, em Munique 1972.

Sabão em pó como ingresso

1 entradaCom entrada franca, foi solicitado ao público a doação de sabão em pó para ser encaminhado às entidades beneficentes nipo-brasileiras. No total foram arrecadados 120 quilos.

O local da exibição foi aberto por volta das 17h30 aos torcedores, que puderam jantar antes de iniciar o jogo, com pratos preparados pelo Bufê Arnaldo e bebidas fornecidas pelo Seinen Bunkyo.

Minutos antes do início da partida, cada um tomou seu assento em torno do telão, ansioso por, finalmente, poder acompanhar uma vitória da seleção japonesa. Na breve abertura, os representantes da Comissão fizeram suas saudações de forma bem descontraída, desejando a vitória da seleção japonesa. Estiveram presentes, além da presidente do Bunkyo, Harumi Arashiro Goya; o presidente Yoshifumi Murata e o vice-presidente Atsushi Yamada, ambos da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e o cônsul-geral Takahiro Nakamae, do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

torcida1 bEm silêncio, olhos grudados no telão, os torcedores (maioria japoneses, incluindo várias crianças) vestidos com a camisa azul da seleção japonesa, pareciam querer ajudar os jogadores e/ou empurrar a bola para o gol. Essa tensão durou até metade do segundo tempo, quando finalmente os japoneses garantiram o único gol do confronto (o segundo foi anulado). Depois do gol, menos nervosos, jogadores e torcida ainda protagonizaram vários lances emocionantes provocando manifestações mais efusivas.

A exibição pública de Japão x Suécia de ontem, além de 300 torcedores, também foi prestigiada pela cobertura da Agência Kyodo e pela TV Asahi.

Ao final do jogo, animados com a vitória japonesa (que mesmo assim está fora da disputa por medalhas), os torcedores queriam saber qual será o próximo encontro!

premiadaOs torcedores ainda se animaram com o divertido sorteio de brindes e os mais sortudos levaram para casa canecas e pelúcias oficiais dos Mascotes Olímpico e Paralímpico, Vinicius e Tom.

Esta foi uma das atividades da Comissão Nipo-Brasileira de Apoio às Olimpíadas, que está realizando ações para fornecer informações relevantes aos visitantes japoneses e demais residentes locais durante o período das Olimpíadas e Paralimpíadas, e conta com o apoio das empresas:

Aisin Group
SOMPO Seguros
Toyota Tsusho
Sumitomo Corporation do Brasil
Ajinomoto
Avance Authent
Century Travel
Espaço Kazu
Harada Advogados
Itochu
Kimg Indústria Metalúrgica
Koryu Net
Marubeni
Marubeni Itochu Steel
Mitsui Sumitomo Seguros
Sakurada Shikaiin – São Paulo
Tunibra Travel

{gallery}noticias/2016/agosto/olimpiadas_exibicao/evento::::0{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo