AOKB comemora 90 anos e realiza eventos celebrando a cultura uchinanchu

Compartilhe

noite das artes ryukyuA Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB) está completando 90 anos de fundação e realiza três eventos comemorativos que colocam em evidência a cultura uchinanchu (referente ao que é de Okinawa). O primeiro deles já pode ser visitado pelo público, até 2 de setembro, no Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

Trata-se da exposição fotográfica “90 anos da Associação Okinawa Kenjin do Brasil”, que conta a história da Província de Okinawa, da imigração e da AOKB, compreendendo as peculiaridades da trajetória dos uchinanchus no Brasil.

Segundo Eiki Shimabukuru, presidente da AOKB, “nossa ideia é, efetivamente, divulgar a cultura japonesa para a sociedade brasileira”, ressaltando que “só conseguiremos atingir nosso objetivo se literalmente abrirmos as portas para a participação de todos”. O presidente acredita que “até agora a preservação e divulgação tem sido feita pelos japoneses para os japoneses”. “Está na hora desta divulgação ser feita pelos descendentes para os brasileiros”.

Reflexo deste pensamento é a escolha de outro local especial para as celebrações: a Sala São Paulo, que receberá o espetáculo de músicas e danças okinawanas, com apresentações dos artistas mais destacados deste meio.

Por fim, no dia 4 de setembro será realizada no Centro Cultural Okinawa do Brasil (CCOB) a solenidade onde serão homenageados autoridades e idosos, que também deverá contar a presença de delegações de Okinawa, Naha e Tomigusuku, que desembarcam no dia 1º de setembro em solo brasileiro.

Espetáculo: Noite das Artes de Ryukyu

Uma oportunidade imperdível para ver os melhores artistas em uma seleção de apresentações tipicamente okinawanas, tendo como palco a Sala São Paulo, considerada a melhor casa de concerto da América Latina e classificada em 2015 como uma das dez melhores casas de concerto do mundo pelo jornal britânico “The Guardian”.

No dia 3 de setembro, será apresentado na Sala São Paulo o espetáculo de danças e músicas de Okinawa “Noite das Artes de Ryukyu” (antigo nome do arquipélago no qual Okinawa é a maior ilha).

Com duas horas de duração, as apresentações reúnem um elenco com aproximadamente 150 destacados artistas, composto por vários grupos e associações de música, dança, taiko e karatê da comunidade okinawana no Brasil.

O produtor e organizador do espetáculo, professor Satoru Saito, comenta que “na primeira parte do programa serão apresentadas danças e músicas tradicionais de Okinawa, as chamadas artes clássicas. A segunda será dedicada às Artes Modernas, que surgiram baseadas nas artes tradicionais”. Destaca ainda que o espetáculo tem entrada franca e é aberto a todos. Basta retirar os ingressos na sede da Associação Okinawa Kenjin do Brasil (Rua Dr. Tomaz de Lima, 72, São Paulo – SP, telefone: (11) 3106-8823).

Solenidade, homenagens e apresentações

O terceiro e último evento das comemorações está marcado para o dia 4 de setembro, no Centro Cultural Okinawa do Brasil, em Diadema, com a solenidade onde serão homenageadas pessoas com mais de 90 anos e aquelas que prestaram relevantes serviços à comunidade. Na ocasião também será realizado um almoço especial com atrações culturais e os convites podem ser adquiridos na secretaria da entidade.

SERVIÇO
90 ANOS DA ASSOCIAÇÃO OKINAWA KENJIN DO BRASIL

Exposição: 90 anos da Associação Okinawa Kenjin do Brasil
Período: 29 de agosto a 2 de setembro de 2016
Local: ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Parque Ibirapuera – São Paulo – SP

Espetáculo: Noite das Artes de Ryukyu
Data/hora: 3 de setembro, sábado, às 18h
Local: Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos – São Paulo – SP
Ingressos: deverão ser retirados somente na Associação Okinawa Kenjin do Brasil (Rua Dr. Tomaz de Lima, 72, São Paulo – SP)
Informações: (11) 3106-8823 / brasil@okinawa.org.br
Elenco: • Ryukyu Buyo Kyokai • Nomuraryu Koten Ongaku Hozonkai • Nomuraryu Ongaku Kyokai • Ryukyu Sokyoku Hozonkai • Ryukyu Sokyoku Koyokai • Ryukyu Minyo Hozonkai • Ryukyu Minyo Kyokai • Ryukyu Koku Matsuri Daiko • Requios Geino Dokokai Eisa Daiko • Okinawa Shorin Ryu Karate-Do Jyureikan e Kobudo Jinbukai do Brasil • Tamagusukuryu Senjukai Saito Satoru Ryubu Dojo •

Solenidade 90 anos da Associação Okinawa Kenjin do Brasil
cerimônia – almoço – apresentações artísticas
Data/hora: 4 de setembro, domingo, às 10h
Local: CCOB – Centro Cultural Okinawa do Brasil
Av. Sete de Setembro, 1.670 – Diadema – SP
Adesão: R$ 150,00
Mais informações: (11) 3106-8823 / brasil@okinawa.org.br

Confira o calendário de eventos completo