Em memória dos imigrantes japoneses

Compartilhe

109anosNa comunidade nipo-brasileira, junho é o mês voltado às celebrações da memória da imigração japonesa, tendo como marco o Kasato Maru que aportou em Santos no dia 18 de junho de 1908. Todos estão convidados para participar dos eventos comemorativos oficiais desta data.

11/06 – Recital de Piano a Quatro Mãos

81 concertoO mês comemorativo à imigração japonesa no Brasil tem como primeiro evento o 81º Concerto Bunkyo aos Domingos, no dia 11 de junho, às 11h, no Pequeno Auditório do Bunkyo.

Desta feita, será apresentado o Recital de Piano a Quatro Mãos, com Maria Cecília Truffi e Ediná Pinheiro Strehler. Com entrada franca, solicita-se a contribuição de 1kg de alimento não perecível para ser doado às entidades assistenciais.

O Concerto tem o patrocínio da Toyota, Fundação Kunito Miyasaka, Kanaflex, Sansuy e Bradesco.

18/06 – Cerimônias Religiosas

“Esta é uma homenagem àqueles que atravessaram o mundo cheio de sonhos e esperança de uma vida melhor”, destaca a Federação das Escolas Budistas do Brasil, no convite distribuído ao público.

“Mesmo diante de tantas adversidades em terras estrangeiras, com muito sacrifício, coragem e persistência, eles abriram caminhos para que muitos de nós, geração após geração, estejamos aqui e agora”, prossegue, ressaltando que “nesse sentido, essa cerimônia é realizada para cultuar as almas dos imigrantes japoneses falecidos, para transmitirmos o nosso respeito e renovarmos o nosso sentimento de gratidão aos antepassados”.

A celebração religiosa neste dia 18 de junho, domingo, será realizada às 8h, na Igreja São Gonçalo (atrás da Catedral da Sé, na Praça João Mendes) para a Missa em Ação de Graças à Memória dos Imigrantes Japoneses Precursores. A missa é celebrada em japonês e português com a coordenação da PANIB – Pastoral Nipo-Brasileira em conjunto com o Bunkyo.

O próximo ritual acontece às 10h30, no Parque Ibirapuera, junto ao Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos – Ireihi, localizado próximo ao Pavilhão Japonês, na Rua Arigatô, ao lado do Planetário. O evento é coordenado pelo Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.

Mais tarde, às 14h, no Grande Auditório do Bunkyo, no bairro da Liberdade, será realizada a Cerimônia Memorial Budista aos Pioneiros Imigrantes Japoneses oficiada pelo Bispo Eduardo Ryoho Sasaki (Jodoshu e presidente do Butsuren), com a presença dos representantes relacionados à Federação das Escolas Budistas do Brasil.

As cerimônias budistas são organizadas pela Federação das Escolas Budistas do Brasil e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Com a colaboração do Consulado Geral do Japão, JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Associação dos Admiradores do Buda Shakiyamuni, Aliança Feminina Budista do Brasil, Centro de Chado Urasenke do Brasil, Associação de Ikebana do Brasil, Grupo Miwakai e Grupo Shinzankai, Federação dos Clubes Nipo-Brasileira de Anciões e Coral de Federação das Escolas Budistas do Brasil.

24 e 25/06 – Festival Gueinosai

gueinosai2017Neste mês comemorativo à imigração japonesa, nos dias 24 e 25 de junho, a partir das 10h, realiza-se o 52º Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa – Gueinosai, com entrada franca. Pede-se a doação de 1kg de alimento não perecível para ser doado às entidades assistenciais.

O Gueinosai reúne professores, grupos e praticantes das diferentes escolas de música e dança japonesa em atividade no Brasil e é considerado o mais importante evento da chamada “arte de palco” dos nipo-brasileiros.

A atração especial desta edição será o gran finale com o Yuubi Japanese Dance Company.

O 52º Gueinosai é patrocinado pela Fundação Kunito Miyasaka, Toyota, King Contabilidade e Grupo NK. Tem apoio do Matsubara Hotel, São Paulo Shimbun, Nikkey Shimbun, Jornal Nippak e BKC Produções e Eventos.

25/06 – Homenagem Hakujusha

A homenagem mais significativa aos imigrantes japoneses pioneiros acontece no domingo, dia 25 de junho, a partir das 9h, com a cerimônia do Hakujusha, homenagem aos pioneiros acima de 99 anos de idade.

Os homenageados, que são apresentados pelas entidades nipo-brasileiras, além da solenidade no Grande Auditório, recebem um diploma de honra ao mérito, um par de yunomi (xícara para chá) e um brinde.

Neste aniversário de 109 anos da imigração japonesa, são 36 pessoas de 99 anos que serão homenageadas. Elas, em conjunto com seus familiares, após a cerimônia no Grande Auditório são convidadas para um encontro de confraternização no Salão Nobre do Bunkyo preparado pelo Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

1 e 2/07 – Festival das Cerejeiras

sakura2017No mês de julho, as comemorações alusivas à imigração começam no primeiro final de semana, nos dias 1 e 2 de julho, com o 21º Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri, no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku (Estrada do Carmo 801 – Bairro do Carmo – São Roque). A entrada é franca e solicita-se contribuição de R$ 20,00 por veículo.

O evento, tradicional na região, oferece uma série de atrações aos visitantes, além da beleza inigualável dos 400 pés de cerejeiras floridos plantados em diferentes áreas do Kokushikan.

O Sakura Matsuri, além da concorrida Praça de Alimentação com pratos da culinária japonesa preparada pelas entidades nipo-brasileiras da região (oferece também pratos de outros sabores), também apresenta um movimentado show artístico com artistas nikkeis e grupos da região de dança, taiko e artes marciais. Os visitantes também poderão participar dos workshops culturais e do concurso de fotografia.

O 21º Festival das Cerejeiras Bunkyos é realizado pelo Instituto Btrasil-Japão de Integração Cultural e Social, tem patrocínio da Honda e Sakura Alimentos e apoio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Roque, Consulado Geral do Japão em São Paulo, Brastel, Fujifilm, Daiso, Kirin Brasil, Alfa Alimentos, Fast Shop e Kubatur.

7 a 9/07 – Festival do Japão

festivaljapaoEm sua 20ª edição, o evento começa no dia 7 de julho, sexta-feira, às 12h, e prossegue sábado e domingo, a partir das 10h.

O Festival do Japão que tem como carro-chefe a culinária regional (das diferentes províncias japonesas) e oferece um leque de atrações que englobam gastronomia, exposições, shows, áreas das crianças e da terceira idade, Akiba Cosplay, Miss Nikkey do Brasil, Akibaspace, entre outras.

Organizado pela Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil – Kenren, o Festival é realizado no São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes km 1,5 – São Paulo (www.festivaldojapao.com.br).

Confira o calendário de eventos completo