Um sábado diferente no bairro da Liberdade

Compartilhe

DSC09741As ruas do bairro da Liberdade, sempre ocupadas por ávidos consumidores, na manhã do último sábado, foram “invadidas” por grupos de jovens, senhores e idosos com vassouras, baldes, sacos de lixo. Todos trajando camiseta branca com o símbolo do portal (tori) no peito e muitos deles com um hachimaki (espécie de bandana) com o símbolo do Bunkyo.

Todos unidos com um único objetivo: transformar a Liberdade num Bairro Lindo, apoiando o projeto da Prefeitura Municipal, Cidade Linda. Essa ação no bairro foi coordenada pela Prefeitura Regional Sé, com o apoio do vereador Aurélio Nomura e envolveu o perímetro delimitado pela Avenida Liberdade, Rua Conselheiro Furtado e Rua São Joaquim.

DSC09757O Bunkyo participou apoiando não somente na fase de preparativos do Bairro Lindo, como também reuniu a diretoria e os jovens para ir às ruas fazer a limpeza. Contou ainda com a numerosa presença das integrantes do grupo Kenko Taissô liderada pela sra Toshie Kawazoe.

A equipe do Bunkyo (formada por mais de 60 pessoas) ficou com a tarefa de limpar a Rua Taguá, a partir da Rua Fagundes até a Rua São Joaquim. Os grupos foram se organizando informalmente – a maior parte ficou na equipe de varrição, outro grupo cuidou de descolar e depois retirar os papeis de propaganda, outro tirou o capim de entre as frestas da calçada, outro cuidou de pintar com cal as guias da calçada.

DSC09762A maioria das senhoras, já acostumadas com esse tipo de trabalho, veio prevenida com suas luvas para proteger as mãos. Os jovens, não. Mas ficou a cargo deles o serviço “mais pesado”, recolher o lixo e pintar as guias, etc. Sem os pedaços de papel espalhados pelas ruas, sem as “bitucas” de cigarro e com os postes livres dos papeis de propaganda, realmente, a Rua Taguá pareceu renovada!

Feito na base da cooperação, foi um trabalho divertido e rápido – depois de uma hora, o grupo do Bunkyo resolveu auxiliar os encarregados de limpar a Rua Fagundes onde está localizado o Enkyo. Terminada essa tarefa, ainda sobrou tempo e disposição para auxiliar o trabalho da equipe do Mahikari na limpeza do quarteirão da Galvão Bueno com a São Joaquim.

DSC09842É importante destacar que, durante a ação de limpeza, da mesma forma que os motoristas olhavam com surpresa para os voluntários, muitos pedestres pararam para agradecer e manifestar seu apoio.

Por volta das 11h, o pessoal foi convidado para reunir-se na sala da Comissão de Jovens para saborear o lanche servido pela Prefeitura (sanduíche de queijo e presunto, banana, suco e barra de cereal). Um momento para descansar do trabalho, como também para estabelecer (ou fortalecer) as amizades. Muitos dos diretores e integrantes da Comissão de Jovens se encontravam pela primeira vez.

{gallery}noticias/2017/agosto/bairro_lindo_liberdade/evento::::2{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo