Bunkasai 2017 – Festival da Cultura Japonesa de Santos

Compartilhe

ajs004Seis horas de evento, com apresentações culturais, comidas típicas, oficinas e exposições! Este é o Festival da Cultura Japonesa de Santos – Bunkasai, que acontece no próximo dia 5 de novembro (domingo), das 11h às 17h, na sede da Associação Japonesa de Santos (AJS), que completou seu 65º aniversário neste ano.

ajs003No palco do festival se revezam o grupo de taikô (tambores japoneses) Kiendaiko, de São Bernardo do Campo; e os cantores enka Takeshi Nishimura e Ricardo Nakase, verdadeiros ícones dos eventos da comunidade nipo-brasileira – conhecidos não apenas por suas intepretações, mas também por seu visual e caprichadas indumentárias.

ajs002Além disso, diversos voluntários da região apresentam danças típicas (odori) e artes marciais. A Escola de Língua Japonesa da Associação Japonesa de Santos também estará presente com apresentações de teatro infantil e de coral formado por alunos e professores. Para os jovens, a programação também reserva espaço para apresentações de cosplay (fãs fantasiados de personagens de desenhos animados, filmes e jogos de videogame).

ajs001A culinária japonesa não poderia ficar de fora. Durante o evento os visitantes poderão saborear pratos como o yakissoba, o tempurá e o mandju (doce japonês feito de feijão), todos preparados com carinho pelas voluntárias da Associação.

Para quem quer vivenciar a experiência da cultura japonesa na prática, a dica é participar das oficinas de mangá (quadrinhos japoneses) e origami (dobraduras em papel), e também aprender a jogar alguns jogos tradicionais do Japão. Vários kimonos tradicionais japoneses estarão disponíveis para quem quiser vestir durante o festival.

O local ainda terá uma exposição de diversos artigos do acervo do Consulado Geral do Japão em São Paulo, de entidades ligadas às províncias do Japão, além de objetos da própria Associação Japonesa de Santos e de seus voluntários.

SERVIÇO

Festival da Cultura Japonesa de Santos
Data: Domingo, 05 de novembro de 2017, das 11h às 17h.
Local: Associação Japonesa de Santos – Rua Paraná, 129, Vila Mathias – Santos – SP
Entrada Franca | Informações: www.santos.bunkyonet.org.br

SOBRE A ASSOCIAÇÃO JAPONESA DE SANTOS

Fundada em 1º de maio de 1952, a Associação Japonesa de Santos é uma entidade civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a integração da comunidade nipo-brasileira, a preservação e divulgação da cultura japonesa, e o ensino da língua japonesa.

A entidade é sucessora da antiga Sociedade Japonesa de Santos, cujos primeiros registros datam de 1929 em uma escola mantida para ajudar no ensino dos descendentes de imigrantes. Hoje, o espaço recebe eventos, cursos e atividades culturais, além de manter o ensino da língua japonesa em uma escola com mais de 100 alunos.

Confira o calendário de eventos completo