60º Campeonato Brasileiro de Soroban

Compartilhe

soroban3 redNo domingo, dia 30 de setembro, das 8h às 18h, a Associação Cultural de Shuzan do Brasil e a Federação Zenshuren do Brasil realizarão na sede da Associação Cultural São Paulo, na rua Pelotas, 385 – Vila Mariana – São Paulo o 60º Campeonato Brasileiro de Soroban.

Neste ano, dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, o evento contará com a participação de cerca de 300 alunos de escolas de soroban de todo o país. A faixa etária dos participantes é de quatro a 30 anos.

O destaque do campeonato é o garoto Ryuju Okada, de apenas nove anos, que na última edição conquistou o título de campeão brasileiro, quando tinha apenas oito anos. Ryuju foi também o maior vencedor do Grand Prix Brasil de Soroban realizado no último mês de agosto em São Paulo.

A programação contará com uma prova de 90 questões escritas, tempo de 15 minutos, flash anzan (cálculo mental com os números que serão projetados no telão), prova de ditado de números de um algarismo até 13 algarismos, prova de ditado de cálculo mental de um algarismo até cinco algarismos (todas as questões com 10 parcelas) e três provas de desafios em três níveis.

O campeonato terá uma premiação especial onde os melhores classificados receberão troféus.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na HeiSei Soroban Academy nos telefones (11) 94208-0573 ou 2239-5770.

Programação

8h30: Abertura

9h ~ 12h: participantes das turmas C e D (nível iniciantes, a partir de 4 anos)

– prova geral, ditado com soroban, ditado de cálculo mental (somente turma C) e flash anzan.

13h ~ 17h: participantes da turma B, A e Dan (nível intermediário e avançado)

– prova geral, ditado com soroban, ditado de cálculo mental, flash anzan e teste de raciocínio lógico.

Confira o calendário de eventos completo