Concurso: reflexões sobre a imigração japonesa no Brasil

Compartilhe

monografia“Destacamos três patrimônios valiosos da comunidade nipo-brasileira: sua reputação, suas associações e seus valores. É preciso continuar cuidando da reputação com zelo, ressignificar as associações, sem perder a sua essência de difusão da cultura nipo-brasileira, e explicitar os valores nipo-brasileiros para que possam ser compartilhados”.

Quem escreve é Alexandre Yamasaki Kawase, um dos 15 participantes do concurso dede monografia com o tema “Causas e consequências da imigração japonesa no Brasil”.

O concurso, instituído pelo jurista Kiyoshi Harada, com o prêmio de R$ 10.000,00 ao trabalho vencedor, teve como finalidade “abrilhantar os festejos comemorativos dos 110 anos da imigração japonesa” e proporcionar aos jovens um espaço para refletir sobre o processo de imigração japonesa bem como seu legado e os passos futuros. Foi direcionado aos jovens membros da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei, da JCI Brasil-Japão e da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.

A seleção levou em consideração diversos critérios como a qualidade da pesquisa; organização e qualidade da escrita; originalidade; apresentação e contribuição da monografia para realçar os festejos comemorativos dos 110 anos da imigração.

“Tivemos até certa dificuldade em escolher o vencedor porque todos que aqui participaram escreveram sob vários aspectos, várias angulações e todos eles relevantes”, explicou o presidente da Comissão Julgadora, ministro Massami Uyeda, ao jornal Nippak após a solenidade do dia 30 de outubro no Salão Nobre do Bunkyo, ocasião em que anunciou a monografia vencedora do concurso de autoria de Claudio Kurita, diretor do Japan House São Paulo, que se inscreveu como membro do Gaimusho Kenshusei.

“Foi uma oportunidade para os jovens estudarem a história da imigração japonesa no Brasil” destacou Alexandre Yamasaki Kawase em entrevista ao jornal Nippak, “e acima de tudo, poder refletir sore qual foi a contribuição que esses processo deixou com legado, além de sugerir visões de futuro”.

Abaixo publicamos, na integra, a monografia de Kawase, que de acordo com o coordenador desse evento, Dr. Kiyoshi Harada, “apesar de não ter logrado a primeira classificação, atende a todos os requisitos exigidos pelo regulamento”.

“A monografia extrapola o âmbito da simples narrativa”, continua Dr. Harada, “é elevada a qualidade da pesquisa feita; organização e qualidade da escrita é boa não existindo frases ou expressões dúbias; há originalidade do trabalho apresentado, trazendo à reflexão de todos uma nova faceta da atual comunidade ‘nipo-brasileira’ contribuindo, sobremaneira, para abrilhantar os festejos comemorativos dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, não só pela riqueza de informações contidas no trabalho, como também, pela profundidade do pensamento externado com vistas ao futuro dessa comunidade dita ‘nipo-brasileira’”.

Dois povos e uma cultura – juntos na construção de um legado (por Alexandre Yamasaki Kawase)

Confira o calendário de eventos completo