Um Brasileiro no Mundo Enka do Japão

Compartilhe

eduardoNo próximo dia 30 de novembro, uma vez mais, o público do Brasil terá a oportunidade de assistir à apresentação de um dos cantores revelação no concorrido mundo da música enka do Japão.

Trata-se do brasileiro Eduardo Toshiaki Yoshikawa – adotou o nome artístico de Eduardo – que estará se apresentando no Show e Jantar Beneficente, ocasião em que estará interpretando sua quarta música, “Jyongara Hitori Tabi” (Jyongara é música folclórica de Aomori – Viagem Solitária). Fã de Misora Hibari, Chiaki Naomi, Hosokawa Takashi, Mori Shiniti, ele tem uma trajetória de vida muito marcante.

Dois dias após seu nascimento, em 1983, ele foi adotado por Natsue, uma nissei de São Paulo, diante das dificuldades enfrentadas por sua mãe biológica. Aos cinco anos de idade, Eduardo mostrou-se profundamente emocionado ao ouvir “Naniwabushi da yo Jinseiwa” (A vida é um constante recomeço, em tradução livre), uma música referência do estilo enka.

Com esta motivação, passou a estudar japonês com a avó adotiva. Aprendeu o básico, que foi insuficiente para entender todas as letras das músicas enka, mas o suficiente para gostar ainda mais delas.

Passou a frequentar as aulas e os concursos de karaokê de música japonesa no Brasil e o primeiro marco em sua carreira aconteceu em 2001, aos 18 anos, quando conquistou no Japão o Grand Prix do concurso Nihon Amateur Kayou Sai.

Em 2010, conquistou o Prêmio Primeiro Ministro do Festival de Música Popular do Japão, ano em que decide se mudar para o Japão. A mãe, Natsue, acompanha o filho e passa a trabalhar numa panificadora, já ele faz “arubaito” (trabalho temporário) durante 10 horas ao dia. Foi nessa época que iniciou os estudos de música com a compositora Arai Tamae.

Em 2014, foi o Grande Campeão do Concurso de Karaokê Ichiban da província de Saitama. No ano seguinte, estreia como profissional com a música “Haha Kizuna” (Laços maternos).

Em 2016, lançou a música “Hoshi no Kawa” (Rio de estrelas), ano em que conquistou o Prêmio Cantor Iniciante (Shinjinsho) da Yusen. Em outubro de 2017, lançou a música “Ryu no Umi” (Mar do Dragão) e, em agosto de 2018, “Jyongara Hitori Tabi” que dá nome ao Show e Jantar Beneficente, no próximo dia 30 de novembro, no Bunkyo.

No Show e Jantar Beneficente, Eduardo estará interpretando suas composições e músicas de preferência, marcando o reencontro com seus fãs e familiares.

Durante a programação, a Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil estará prestando homenagem aos seus colaboradores/patrocinadores com a entrega do diploma de gratidão.

SERVIÇO

Show e Jantar Beneficente com Eduardo
A renda será doada ao Bunkyo, Enkyo e Ikoi-no-Sono
Data: 30 de novembro, sexta-feira, a partir das 18h30
Local: Espaço Multiuso do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
Estacionamento (terceirizado): Rua Galvão Bueno, 540
Contribuição: R$ 250,00 por pessoa (à venda no Bunkyo)

Realização: Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e NAK do Brasil
Apoio: Alfainter

Confira o calendário de eventos completo