A Campanha Amigo destinada a buscar recursos para manutenção do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e Pavilhão Japonês, chega ao final. Mas, só no Brasil. No Japão, iniciou outra, com o mesmo objetivo.
A iniciativa da Campanha Amigo Japão é do empresário Yuichiro Kimoto, presidente do Grupo Kyodai. “São dois valiosos legados histórico-culturais da sociedade brasileira e do intercâmbio Brasil-Japão e todos nós precisamos garantir a manutenção deles”, afirma, destacando que, “além de solicitar apoio e cooperação, queremos também trazer mais informações sobre esses espaços culturais para o público do Japão”.
O Grupo Kyodai que atua desde 1989 no setor de remessas de dinheiro do Japão para o Mundo, em 09 dezembro de 2019, estabeleceu parceria com o Bunkyo tendo como objetivo ampliar a divulgação, no Japão, da entidade e da comunidade nipo-brasileira.
Campanha Amigo “Japão”
Assim, inspirado nessa parceria nasceu o projeto “Campanha Amigo Japão” que é um desdobramento da campanha desenvolvida no Brasil desde o último mês de maio, informa Claudio Kurita, presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês.
A versão japonesa da campanha é administrada pela Campfire (a maior site de crowdfunding do Japão) para onde serão destinadas as doações e a Kyodai se encarregará de transferir os montantes arrecadados para os beneficiários no Brasil.
O projeto prevê, como na versão brasileira, oferecer recompensas aos doadores com certa quantia de ingressos, camiseta exclusiva da Campanha Amigo e inclusão do nome do doador na lista e banner de agradecimentos.
Além disso, aos japoneses, a Campanha oferece diferentes opções de valores a serem doados acompanhados de uma variedade de recompensa aos doadores (desde garfo e facas, conjunto para churrasco da Tramontina).
Ansiosos para receber os visitantes japoneses
“Realmente, temos de recorrer à ajuda de todos para enfrentar todos esses problemas decorrentes do isolamento social”, acrescentar o presidente Renato Ishikawa. “Ficamos muito animados com o sucesso da Campanha Amigo no Brasil e, agora, com a campanha desencadeada pelo Grupo Kyodai. Sem dúvida, esses recursos vão garantir a manutenção desses espaços culturais”, continua Ishikawa, “e, ao mesmo tempo, ansiosos para receber esses visitantes japoneses quando retornarmos ao novo normal. Cuidem todos da saúde e muito obrigado”.