Tóquio e São Paulo, as medidas para enfrentar o Covid-19

Compartilhe

Dois importantes especialistas japoneses conversaram, na manhã do dia 1º de outubro último, sobre as ações adotadas em Tóquio e São Paulo visando conter o avanço do Covid-19. Seus interlocutores foram o Prof. Dr. David Uip, um dos mais renomados especialistas de doenças infecciosas do Brasil e o diretor técnico do Hospital Santa Cruz Renato Hassegawa.

Com transmissão em português (tradução simultânea do inglês), Dr. Nobuhiko Okabe, diretor-geral do Instituto de Saúde Pública de Kawasaki (província de Kanagawa), relatou os principais problemas enfrentados pelo governo japonês, envolvendo desde a declaração de estado de emergência (no mês de abril) e as medidas especiais adotadas. Também discorreu sobre as atuais orientações para evitar o contágio, destacando os panfletos distribuídos pelas secretarias de saúde locais.

Dr. Norio Omagari, diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Centro Nacional de Saúde e Medicina Global, detalhou as medidas preventivas desta fase do “novo normal” indicando as orientações ao distanciamento social (tais como no teatro kabuki, escolas e transporte público).

Já o Prof. Dr. David Uip, a exemplo de seus interlocutores, de forma objetiva explicou sobre as medidas do governo paulista para enfrentar a doença e ressaltou o Comitê de Contingência Covid-19, do qual foi o organizador e coordenador por certo tempo, e ainda continua como um dos colaboradores.

Além disso, Dr. Uip ainda apontou três itens que desafiam o governo paulista nos próximos meses, diante da expectativa de abrandamento do contágio.

O quarto participante foi o diretor técnico do Hospital Santa Cruz, Renato Hasegawa, que enfocou sobre o atendimento aos pacientes contaminados com o Covid-19.

Durante o webinário, além de perguntas entre os participantes, o público também foi convidado a encaminhar suas questões aos especialistas.

Foram quase duas horas de um encontro inédito de especialistas do Japão e do Brasil com o compartilhamento de muitas informações de interesse de todos. A gravação das conversas pode ser acessada no link youtube.com.br / bunkyodigital. Confira, vale a pena!

O webinario “Nova Vida Cotidiana – Ações tomadas em Tóquio e São Paulo”, realizado pelo Bunkyo, contou com o apoio da Embaixada do Japão, Consulado Geral do Japão, Governo do Estado de São Paulo, Hospital Santa Cruz  e Japan House.

Confira o calendário de eventos completo