Promissão promove o ritual Tooro Nagashi no sistema drive-in

Compartilhe

Apesar do isolamento social, todos podem participar do ritual do Tooro Nagashi que será realizado em Promissão, no próximo dia 2 de novembro, das 18h30 às 21h.

Trata-se de um ritual relacionado à tradição do culto e reverência aos antepassados – no dia de finados, acredita-se, é marcado pelo retorno dos espíritos dos antepassados para se reunirem às suas famílias.

O Tooro Nagashi (tooro significa “lanterna de papel” e nagashi “levar-se ao vento”) realiza-se ao anoitecer do dia de finados representando a despedida – lanternas brilhantes identificadas com o nome dos falecidos são lançadas na água com a finalidade de iluminar o retorno dos espíritos e propagar a paz.

Em Promissão, o 2ºTooro Nagashi será realizado na represa do “Parque das Águas” (via de acesso Dr. Shuhei Uetsuka Km 05, Promissão), sendo que as lanternas serão soltas na represa pelos voluntários da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão com o auxílio do corpo de bombeiros de Promissão.

No final da represa será instalada uma rede de retenção para o recolhimento dessas lanternas, evitando-se dessa forma que elas alcancem o curso do rio.

Em frente à represa do “Parque das Águas” será instalado um telão para projetar as apresentações artísticas previamente gravadas e, nos intervalos, serão projetadas imagens ao “vivo” das lanternas no rio.

Participação do público

Todos podem participar do evento e encomendar a lanterna para colocar nela o nome da pessoa falecida. 

Para isso, pode-se adquirir a lanterna no site do Sympla e informar o nome do falecido que será colocado na lanterna a ser solta na represa. Poderão ser adquiridas quantas lanternas desejar. 

O valor para cada lanterna é de R$20 + taxa do site Sympla de R$2,50. A compra das lanternas pode ser feito pelo link: 

https://www.sympla.com.br/2-tooro-nagashi-de-promissao—sp__993015

Os organizadores informam que o nome do falecido a ser homenageado deve ser informado no “campo texto” do sistema eletrônico de vendas, sendo que apenas um nome poderá constar em cada lanterna.

O prazo para reserva da lanterna se encerra no dia 30 de outubro próximo.

Confira o calendário de eventos completo