Saiba mais sobre a Live Bunka Kids, uma live especial para as crianças!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Live Bunka Kids, resultado de uma parceria com a escola Heisei, trará muita cultura, interatividade e entretenimento ao público, em uma programação dedicada especialmente às crianças!

Começou o 15º Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa, promovido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo)!

Um dos principais destaques desse ano é a Live Bunka Kids, uma Live diferente, toda voltada para o público infantil.

Realizada em parceria com a escola Heisei, a live terá a temática da cultura japonesa para os pequenos, trazendo kamishibai (teatro de papel), culinária japonesa, soroban (ábaco) e dança. 

A transmissão será realizada no dia 23 de maio (domingo), a partir das 14h30, pelo canal: www.youtube.com/bunkyodigital.

“Conversando com nossos veteranos, percebemos que estava faltando alguma atividade focada para as crianças, e outra coisa que percebemos atualmente é o distanciamento dos jovens em relação às associações da comunidade nikkei. As entidades sentem muita dificuldade para atrair esses jovens, e achamos interessante realizar essa atividade da Live Bunka Kids para aproximar as crianças da cultura japonesa. Acredito que dessa maneira, conhecendo a cultura desde pequenos, as gerações seguintes poderão contribuir mais futuramente”, afirma o coordenador geral do Bunka Matsuri, Takayuki Kato.

Estímulo para a mente

O soroban é um ábaco japonês, que consiste em um instrumento para cálculo,

que estimula e ativa a mente para precisão, agilidade, criatividade, concentração, cálculo mental, memória e responsabilidade. Aprender o soroban ajuda a desenvolver  

habilidades e competências necessárias para resolver problemas e ter sucesso pessoal, profissional e nas escolhas atuais e futuras.

Teatro de papel 

O Kamishibai, literalmente “teatro de papel”, é uma arte japonesa de contação de histórias, que utiliza desenhos. Antigamente, no Japão, o teatro de papel de rua era uma ferramenta utilizada para reunir pessoas e vender doces. 

O “kamishibaya”, contador de kamishibai, levava em sua bicicleta o “butai” (palco), as histórias pintadas a mão e os doces que vendia. Após a Segunda Guerra Mundial, iniciou-se um movimento de utilização do kamishibai como ferramenta educacional. 

Nesse período foram fundadas editoras especializadas, e as histórias começaram a ser impressas. A arte se difundiu fora do Japão, com contadores inclusive no Brasil e em vários outros países!

Estilo de dança vibrante

O Yosakoi Soran é uma dança contemporânea japonesa, com estilo que mescla as danças folclóricas do Yosakoi Bushi e do Soran Bushi, misturando ritmos, movimentos, instrumentos, figurinos e adornos, tornando a dança muito vibrante, alegre e animada. Os movimentos da coreografia imitam a pesca e encantam pessoas de todas as idades, por ser uma dança muito divertida e fácil de aprender. 

Obentô (marmita japonesa)

Os obentôs (marmitas japonesas) não são parecidas com o tradicional PF brasileiro, com arroz, feijão e bife. As receitas dos obentôs podem ser simples ou elaboradas, porém são preparadas com atenção para o equilíbrio nutricional, a variedade de sabores e texturas, os grupos de alimentos e a apresentação do prato. No Japão, no período Edo (1603 a 1867), por exemplo, um obentô caprichado e criativo era servido ao elenco das peças de teatro Kabuki, como uma refeição ideal. Atualmente esse estilo é encontrado facilmente em restaurantes, lojas de departamento e lojas de conveniência. 

 

 

 

Confira o calendário de eventos completo